Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Jovem de Santa Helena conquista vaga na Escola de Dança Teatro Guaíra

Com 13 anos de balé, jovem santa-helenense dá mais um passo rumo ao cenário profissional

Por: João Livi Fonte: Assessoria
12/02/2025 às 08h47 Atualizada em 12/02/2025 às 09h04
Jovem de Santa Helena conquista vaga na Escola de Dança Teatro Guaíra
Sarah Beatriz Scoassabia, de Santa Helena, integrará o corpo artístico do Teatro Guaíra. Foto: DIvulgação

A jovem Sarah Beatriz Scoassabia, de Santa Helena/PR, foi aprovada para ingressar na Escola de Dança Teatro Guaíra, uma das instituições mais prestigiadas de balé clássico no Brasil, localizada em Curitiba. A notícia foi recebida com entusiasmo por seus pais, Sandra Finkler e Cesar Scoassabia, e por sua professora, Franciele Brigantini, que destacam a dedicação de Sarah em seguir a carreira de bailarina profissional.

Para ingressar na Escola de Dança Teatro Guaíra, é necessário participar de um processo seletivo anual que avalia aptidão física e conhecimentos em dança clássica. Sarah foi aprovada para o nível 4 de formação, em uma estrutura que compreende oito níveis: Preparatório, Formação 1, 2, 3, 4 e 5, Aperfeiçoamento e Ouvintes (destinado a alunos já formados). Durante a formação, os estudantes têm aulas de balé clássico, dança contemporânea e jazz.

Desde os 2 anos

Sarah iniciou suas aulas de balé aos dois anos e meio no Ballet Franciele Brigantini. Embora a professora geralmente não aceitasse crianças tão novas, fez uma exceção ao perceber o talento e o interesse precoce de Sarah pela dança. Desde então, ela se dedica intensamente ao balé, acumulando 13 anos de estudo na mesma escola. "Sempre muito focada e dedicada ao seu objetivo de alcançar as grandes companhias de dança, no último ano se dedicou a isso, buscando por aperfeiçoar cada vez mais sua técnica", ressaltou a professora Franciele Brigantini.

A aprovação na Escola de Dança Teatro Guaíra representa um avanço significativo na trajetória de Sarah. Segundo sua mãe, essa formação permitirá que ela se torne uma bailarina profissional, com potencial para integrar companhias de dança renomadas. A família atribui essa conquista à persistência e dedicação que Sarah demonstra desde cedo.

Fundada em abril de 1956, a Escola de Dança Teatro Guaíra é uma das poucas instituições públicas de dança no país e o corpo artístico mais antigo do Centro Cultural Teatro Guaíra, mantido pelo Governo do Estado do Paraná. A escola oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, com duração de até sete anos, preparando alunos para carreiras profissionais na dança.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários