Foram definidos, por sorteio, os 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2025, marcando o início de uma das competições mais abrangentes do futebol brasileiro. A cerimônia, realizada pela CBF nesta sexta-feira (7) em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, também revelou as datas-base para os primeiros jogos: 19 e 26 de fevereiro. A tabela detalhada com os horários e locais das partidas será divulgada posteriormente.
Com um total de 80 clubes nesta etapa inicial, o torneio conta com times de diversas divisões, incluindo alguns dos mais bem ranqueados do país. Entre eles, o Atlético-MG, vice-campeão da edição passada, que visitará o Tocantinópolis-TO, o Grêmio, que enfrentará o São Raimundo-RR, e o Vasco, que viajará para medir forças com o União-MT.
A competição também será histórica para algumas equipes que disputarão a Copa do Brasil pela primeira vez. É o caso do Barcelona de Ilhéus (BA), Concórdia-SC, Guarany de Bagé-RS, Barcelona-RO, CSE-AL, Jequié-BA, Capital-DF, Dourados-MS e Maracanã-CE, que terão a oportunidade de mostrar seu potencial em cenário nacional.
Mudança no regulamento
Uma das grandes novidades deste ano é o fim da vantagem do empate para o time visitante. Agora, em caso de igualdade no placar, a decisão da vaga será nos pênaltis. Essa alteração promete aumentar a emoção e o nível de competitividade na fase inicial do torneio.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, aproveitou a solenidade para destacar a relevância financeira do torneio. “Em 2025, a Copa do Brasil terá novamente recorde de premiação, distribuindo mais de R$ 500 milhões aos clubes participantes ao longo da competição. Os dois finalistas vão receber mais de R$ 110 milhões na grande decisão”, afirmou.
O torneio conta com um total de 92 clubes. Além dos 80 que iniciarão na primeira fase, outros 12 entrarão na terceira etapa, quando começam os confrontos de ida e volta. Esses times incluem os participantes da Copa Libertadores (Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia), o Cruzeiro (9º colocado no último Brasileirão), além dos campeões Santos (Série B) e Paysandu (Copa Verde) e o CRB, vice-campeão da Copa do Nordeste.
História e tradição na competição
Ao longo dos anos, a Copa do Brasil tem sido palco de grandes momentos do futebol nacional. O Cruzeiro segue como o maior campeão da história do torneio, com seis títulos. Logo atrás, Grêmio e Flamengo somam cinco conquistas cada, sendo o Rubro-Negro carioca o atual detentor do troféu.
Confrontos da primeira fase
Grupo 1
ASA-AL x Atlético-GO
Jequié-BA x Retrô-PE
Grupo 2
Tuna Luso-PA x Sampaio Corrêa-MA
Boavista-RJ x CSA-AL
Grupo 3
União-MT x Vasco-RJ
Barcelona-RO x Nova Iguaçu-RJ
Grupo 4
Humaitá-AC x Operário-PR
CSE-AL x Tombense-MG
Grupo 5
Pouso Alegre-MG x Athletico-PR
Guarany-RS x Altos-PI
Grupo 6
Ceilândia-DF x Coritiba-PR
Maracanã-CE x Ferroviário-CE
Grupo 7
Porto Velho-RO x Cuiabá-MT
Capital-DF x Portuguesa-RJ
Grupo 8
Sergipe-SE x Ceará-CE
Parnahyba-PI x Confiança-SE
Grupo 9
Maringá-PR x Juventude-RS
União Tocantinópolis-TO x América-RN
Grupo 10
Concórdia-SC x Ponte Preta-SP
Portuguesa-SP x Botafogo-PB
Grupo 11
São Raimundo-RR x Grêmio-RS
Barcelona-BA x Athletic-MG
Grupo 12
Maranhão-MA x Vitória-BA
Santa Cruz-RN x Náutico-PE
Grupo 13
Sousa-PB x Bragantino-SP
Oratório-AP x São José-RS
Grupo 14
Operário-MS x Criciúma-SC
Grêmio Sampaio-RR x Remo-PA
Grupo 15
Cascavel-PR x América-MG
Votuporanguense-SP x Aparecidense-GO
Grupo 16
Inter de Limeira-SP x Vila Nova-GO
Rio Branco VN-ES x Amazonas-AM
Grupo 17
Tocantinópolis-TO x Atlético-MG
Independência-AC x Manaus-AM
Grupo 18
Trem-AP x Brusque-SC
Olaria-RJ x ABC-RN
Grupo 19
Águia de Marabá-PA x Fuminense-RJ
Dourados-MS x Caxias -RS
Grupo 20
Operário VG-MT x Sport-PE
Rio Branco-ES x Novorizontino-SP