Sexta, 04 de Abril de 2025
18°C 27°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Janeiro Roxo: Saúde de Marechal Cândido Rondon intensifica ações de combate à hanseníase

Campanha visa conscientizar e detectar precocemente uma das doenças mais silenciosas e incapacitantes do mundo

Por: João Livi
20/01/2025 às 10h08
Janeiro Roxo: Saúde de Marechal Cândido Rondon intensifica ações de combate à hanseníase

As equipes de saúde de Marechal Cândido Rondon estão engajadas em promover atividades de conscientização e combate à hanseníase ao longo de janeiro. As ações integram a campanha Janeiro Roxo, que busca alertar a população sobre os riscos dessa doença transmissível e incentivar o diagnóstico precoce.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, a campanha envolve diversas estratégias para controlar a hanseníase.

Ela explicoui:

“As iniciativas incluem busca ativa para tratamento oportuno, prevenção e manejo de incapacidades, investigação de contatos e reabilitação. Tudo isso é essencial para interromper a cadeia de transmissão e garantir qualidade de vida aos pacientes”.

As atividades reforçam que, com o diagnóstico precoce, é possível prevenir complicações graves e reduzir os impactos físicos e sociais causados pela doença.

Hanseníase: o que é e como identificar?

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica, transmissível e de evolução silenciosa. Causada pela bactéria Bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), a transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas de saliva liberadas ao falar, tossir ou espirrar. Porém, é necessário contato próximo e prolongado com pessoas infectadas que não estejam em tratamento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atenção: a hanseníase não é transmitida por objetos ou pelo simples toque na pele.

Principais sintomas da hanseníase

A doença pode levar até dez anos para manifestar sintomas claros, o que reforça a importância de observar os seguintes sinais:

  • Dormência, fisgadas ou formigamento em membros e extremidades.

  • Manchas claras, avermelhadas ou escuras, acompanhadas de alteração na sensibilidade.

  • Ressecamento ou perda de pelos nas áreas afetadas, incluindo sobrancelhas.

  • Diminuição da força muscular nas mãos, pés ou olhos.

  • Ressecamento ocular, sensação de areia nos olhos e, em casos avançados, piora da visão.

Prevenção e cuidados

As ações da campanha Janeiro Roxo incluem não apenas o diagnóstico precoce, mas também o suporte aos pacientes em todas as etapas do tratamento. Além disso, a investigação de contatos diretos é uma medida essencial para reduzir o número de casos e proteger a população.

Caso você identifique qualquer um dos sintomas ou tenha dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais:
A hanseníase, apesar de grave, tem cura quando tratada precocemente. Informar-se e conscientizar-se são passos fundamentais para a erradicação dessa doença que, ainda hoje, afeta milhares de pessoas no Brasil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários