Sábado, 23 de Novembro de 2024
22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Fórum capacita servidores públicos sobre as novidades na Lei de Licitações

3ª edição do Fórum de Compras Públicas abordou um melhor entendimento da nova regulamentação sobre o tema, o que beneficia micro e pequenas empresas em todo o Paraná

Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
17/10/2024 às 09h17
Fórum capacita servidores públicos sobre as novidades na Lei de Licitações
Em sua terceira edição, Fórum reuniu servidores públicos de toda a região Sul. Foto: Inove.

Apresentar um novo panorama para a participação em licitações. Com tal proposta, foi realizado nesta terça-feira (15), no auditório do Sebrae/PR, o 3º Fórum de Compras Públicas. O evento capacitou servidores públicos e empresas de toda a região Sul com relação às novidades da Lei Federal nº 14.133/2021, que regulamenta licitações e contratos.
Por meio de palestras e painéis com representantes da Administração Pública e do Poder Judiciário, o fórum convidou os servidores a entender as novidades da Lei de Licitações, que incluem o fortalecimento do planejamento das compras públicas, a simplificação dos processos licitatórios, entre outros pontos.
Durante o evento, os servidores ouviram representantes de diferentes esferas da Administração Pública e do Poder Judiciário, compartilhando suas perspectivas sobre o tema. Na solenidade de abertura, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, reforçou o papel da instituição em incentivar as boas práticas em compras públicas, por meio da parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e com 385 municípios do Estado.
"São iniciativas que buscam facilitar a vida dos empreendedores, assim como é este fórum. Este evento tem o potencial de ser uma plataforma para disseminar boas práticas e fomentar o desenvolvimento regional. Para tal, parceiros como o TCE-PR e o Instituto Rui Barbosa desempenham um papel crucial no controle externo e na fiscalização das compras públicas", afirma Tioqueta.
Na visão do presidente do TCE-PR, o conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, o aprimoramento dos processos de licitação exige a ação de diferentes esferas do poder público.
“A nova legislação quer garantir que a administração pública realize contratações justas e imparciais, que não descaracterizem o interesse coletivo. Cabe também aos gestores municipais a adoção de políticas de estímulo à participação de micro e pequenas empresas. Em municípios de menor porte, são elas as propulsoras da economia regional”, afirma o conselheiro.
O fórum é uma promoção do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Sebrae/PR e o TCE/PR. O evento contou com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), Tribunal de Contas da União (TCU), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Diálogos e desafios
Com a presença de representantes de várias instituições do Paraná e de outros estados, o fórum cumpriu o papel de preparar os servidores públicos para desenvolver licitações mais transparentes. Para a consultora do Sebrae/PR, Juliana Schvenger, as discussões do evento devem gerar mais oportunidades para as micro e pequenas empresas (MPEs).
“A capacitação é benéfica para as empresas, pois os servidores vão estar melhor capacitados para aplicar as novas regras de compras públicas. Isso traz mais eficiência para as licitações e maior competitividade para as MPEs”, ressalta Juliana.
Entre os participantes, o fórum ajudou a consolidar boas práticas realizadas pelo poder público. Rodrigo Copetti, servidor no município de Marechal Cândido Rondon, conta que a prefeitura da cidade começou a aplicar as novas regras de licitação, com o apoio de Sebrae/PR, e já obtém bons resultados.
“Com a alteração na legislação, procuramos o Sebrae para nos auxiliar na criação de uma lei de incentivo às compras públicas de empresas locais e regionais. De acordo com os nossos números, de 2022 a 2023 o percentual de compras de empresas locais subiu de aproximadamente 28% para 38%”, revela Copetti.
Para João Edenilson Penter, representante da Câmara Municipal de Araucária, o fórum apresentou bons exemplos de como realizar compras públicas de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, impulsionar o comércio local.
“É importante para nós, servidores, entender as novidades da Lei, mas também aprender com outros órgãos de controle a ter o acesso a boas práticas. Acredito que este é um processo que começa logo na fase interna de planejamento, o que depois se transforma em um compra eficiente e que alcança o mercado local”, ressalta Penter.

Apoio às micro e pequenas empresas
Segundo dados do Sebrae/PR e do TCE/PR, em 2023 o setor de compras públicas movimentou, em todo o Estado, um valor aproximado de R$ 22 bilhões. Do montante, 40,73% foram compras feitas junto a micro e pequenas empresas.
Para auxiliar quem empreende com relação as compras públicas, hoje também existem 54 Escritórios de Compras Públicas no Paraná, instalados por uma parceria do Sebrae/PR com prefeituras e instituições empresariais, além de um escritório virtual, que pode ser acessado pelo link. Em ambos, o empreendedor tem à sua disposição consultorias, suporte técnico e materiais de preparação para a participação em licitações.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários