
O Ballet do Colégio Luterano Rui Barbosa encerrou sua participação no 11º Toledo em Dança com conquista no palco e uma experiência de formação artística para suas bailarinas. O festival foi realizado entre os dias 19 e 21 de junho de 2026, no Teatro Municipal de Toledo, pela Secretaria da Cultura.
O colégio participou do evento com seis coreografias e também teve a oportunidade de abrir uma das noites do festival com um de seus grupos.
A presença no Toledo em Dança proporcionou às bailarinas vivências importantes de palco, contato com diferentes trabalhos coreográficos e a experiência de competir ao lado de grupos reconhecidos da região.
Na Mostra Competitiva, o Ballet do Colégio Luterano Rui Barbosa conquistou o 3º lugar na categoria Ballet de Repertório Duo e Trio Júnior.
A premiação veio com a variação do balé “O Cavalinho Corcunda”, intitulada “Pérolas”, apresentada pelas bailarinas Alicia e Antonela.
O resultado marcou a participação do grupo em uma edição considerada de alto nível técnico, reunindo apresentações de diferentes escolas, companhias e grupos de dança.
Para a professora Sofia Schmidt, o festival representou uma oportunidade de crescimento para as bailarinas, tanto pela vivência artística quanto pelo contato com trabalhos de qualidade.
“Foi uma edição muito forte, com a participação de grupos e trabalhos de excelente qualidade. Ver apresentações desse nível nos inspira a seguir evoluindo, mantendo nosso propósito de oferecer uma formação cada vez mais qualificada às nossas bailarinas e buscando sempre elevar o nível do nosso trabalho”, destacou.
A avaliação reforça o papel de eventos como o Toledo em Dança na formação técnica, artística e emocional das participantes, especialmente pela possibilidade de apresentação em palco, avaliação competitiva e troca de experiências.
Após a participação no festival, o Ballet do Colégio Luterano Rui Barbosa segue com os preparativos para o tradicional Espetáculo de Ballet de final de ano.
A apresentação é realizada anualmente e reúne a comunidade escolar em um momento de valorização da dança, da dedicação das bailarinas e do trabalho desenvolvido ao longo do ano.
Com a conquista em Toledo, o grupo retorna aos ensaios motivado pelo resultado e pelas experiências acumuladas durante o festival.

