
A rede pública de saúde do Oeste do Paraná terá um reforço estrutural com a construção do novo Hospital Bom Jesus, em Toledo. A Itaipu Binacional anunciou, nesta terça-feira, dia 23, investimento de R$ 35 milhões para viabilizar a primeira fase do complexo hospitalar, que terá 270 leitos, dos quais 61 serão destinados à UTI.
A unidade atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 18 municípios da região (incluindo Marechal Cândido Rondon) e é referência em áreas como traumatologia, neurocirurgia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e atendimento materno-infantil. A população abrangida pelo hospital ultrapassa 400 mil pessoas.
O novo complexo terá quase 20 mil m² de área construída e será implantado em um terreno de 50 mil m², doado pela Associação Paranaense de Cultura (APC/PUCPR). A obra terá prazo estimado de 30 meses.
O aporte da Itaipu atende a uma solicitação da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) e integra uma composição de recursos que envolve o Governo do Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde, a Fundação de Apoio à Unidade de Ensino de Cascavel (FIIS) e doações.
Somados, os investimentos previstos para esta etapa chegam a R$ 112 milhões.
A obra ficará sob gestão da Diretoria de Coordenação da Itaipu. Em uma segunda fase, o projeto prevê a ampliação da estrutura para 500 leitos.
O Hospital Bom Jesus conta atualmente com 215 leitos. Com a primeira fase da nova sede, serão acrescentados 55 leitos, além de uma reorganização da logística interna de atendimento.
Segundo a superintendente da Hoesp, Zulnei Aparecida Bordin, a nova configuração permitirá maior integração entre setores estratégicos do hospital.
“Hoje, o hospital tem 215 leitos. Então, nesta fase inicial serão 55 novos leitos, mas com uma logística muito melhor. Teremos UTI pediátrica próxima à unidade pediátrica, a maternidade próxima à UTI neonatal. Enfim, uma estrutura muito bem pensada”, afirmou.
O presidente da Hoesp, Cláudio Hayashi, destacou que o novo hospital deverá ampliar a capacidade de atendimento de alta complexidade, com foco na humanização, conforto e tecnologia.
“Agora, nosso compromisso é ainda maior, pois esta conquista nos permitirá uma nova unidade, focada na humanização, na ampliação da estrutura e do conforto, com mais tecnologia de ponta para atendimento de alta complexidade e, acima de tudo, no atendimento ao SUS - que representa 80% dos nossos pacientes - com a mesma qualidade de um hospital particular”, completou.
A ampliação é considerada estratégica pela abrangência regional do hospital e pelo volume de atendimentos realizados a pacientes encaminhados por municípios do Oeste.
Durante o anúncio, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, afirmou que o apoio ao novo hospital integra a atuação socioambiental da empresa e está vinculado à área de abrangência do programa Itaipu Mais que Energia.
O programa contempla os 399 municípios do Paraná e outros 34 do Mato Grosso do Sul.
“A Itaipu é fundamental para a infraestrutura energética do Brasil e do Paraguai. Mas a atuação socioambiental faz parte da missão da empresa. Com este investimento, assim como diversos outros projetos que estamos apoiando em outras regiões, a Itaipu deixa um legado duradouro em saúde pública e qualidade de vida para a população”, declarou Verri.
A prefeitura de Toledo também participa da viabilização da nova estrutura. De acordo com o prefeito Mário Costenaro, o município já atua no local onde será construída a nova sede do hospital.
Ficarão sob responsabilidade da administração municipal as obras viárias, de pavimentação, calçamento e drenagem no entorno do complexo.
“Com esse esforço conjunto, vamos incrementar esse equipamento público que é o Hospital Bom Jesus, que tem grande importância no atendimento à população mais carente”, afirmou o prefeito.
O anúncio contou com a participação da deputada federal Gleisi Hoffmann; dos deputados federais Elton Welter e Dilceu Sperafico; do deputado estadual Arilson Chiorato; do chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti; do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baierle; além de outras autoridades.
Ainda em Toledo, Enio Verri visitou as obras da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
No projeto da Apae, a Itaipu investiu R$ 8,5 milhões, valor que se soma à contrapartida de R$ 4,6 milhões da entidade.
A construção do novo Hospital Bom Jesus deve ampliar a capacidade de atendimento hospitalar em Toledo e fortalecer a estrutura pública de saúde disponível aos municípios da região.
Com mais leitos, maior oferta de UTI e reorganização dos serviços de alta complexidade, o projeto avança como uma das principais obras recentes voltadas ao atendimento pelo SUS no Oeste do Paraná.