Segunda, 12 de Janeiro de 2026
16°C 27°C
Marechal Cândido Rondon, PR

Semana será marcada por chuva frequente e temperaturas mais amenas no Paraná

Instabilidade continua após fim de semana de temporais; Simepar alerta para risco elevado no Litoral e chegada de nova frente fria nos próximos dias

Por: João Livi Fonte: Simepar
12/01/2026 às 12h12
Semana será marcada por chuva frequente e temperaturas mais amenas no Paraná
Tempo instável e chuva frequente devem marcar os próximos dias no Paraná, com temperaturas mais amenas em várias regiões. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

A semana começa com tempo instável em todas as regiões do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a combinação de calor e umidade mantém o padrão típico de chuvas de verão, especialmente entre o fim da tarde e o início da noite, com possibilidade de tempestades localizadas e redução gradual das temperaturas máximas.

O cenário sucede um fim de semana de volumes elevados de chuva e eventos severos. Na sexta-feira (9), os maiores acumulados foram registrados no Oeste do Estado, com destaque para Santa Helena (47,6 mm), Marechal Cândido Rondon (45,2 mm) e Foz do Iguaçu (40,2 mm). No sábado (10), os volumes aumentaram de forma expressiva, superando 100 mm em São Miguel do Iguaçu e se aproximando desse patamar em municípios como Palotina, Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu.

Ainda no sábado, um tornado se formou em Piraquara e atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo avaliação técnica do Simepar, o fenômeno foi classificado como F2 na escala Fujita, com ventos estimados em até 180 km/h. Cerca de 350 residências foram danificadas, afetando aproximadamente 1,2 mil pessoas; duas tiveram ferimentos leves.

Previsão para os próximos dias

Entre segunda (12) e quarta-feira (14), as pancadas de chuva devem se concentrar no Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste do Estado. O boletim de gestão de riscos, elaborado em conjunto com a Defesa Civil, indica risco alto para tempestades com descargas elétricas no período da tarde, especialmente do Leste da Região Metropolitana de Curitiba até o Litoral, onde também há possibilidade de enxurradas.

A instabilidade persiste na quinta e sexta-feira, com tendência de volumes mais elevados na sexta, quando uma nova frente fria avança pelo Sul do país e reforça as áreas de chuva em todo o Paraná.

As temperaturas ficam mais amenas ao longo da semana. O amanhecer deve registrar mínimas mais baixas no Oeste, Sudoeste e Sul, enquanto na Região Metropolitana de Curitiba os termômetros giram em torno de 18°C. No Norte e Noroeste, as mínimas ficam próximas de 20°C. À tarde, a faixa Norte pode alcançar entre 28°C e 30°C, enquanto o Leste permanece com máximas mais contidas, entre 26°C e 28°C, em função da maior nebulosidade

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários