
O Paraná não será atingido diretamente por um ciclone extratropical previsto para se formar ao sul do continente, mas os efeitos indiretos do sistema, somados ao calor e à umidade, devem provocar chuva e temporais ao longo deste fim de semana. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo os meteorologistas, a mudança no padrão atmosférico ocorre após o afastamento de uma massa de ar mais frio e seco que manteve as temperaturas amenas nos últimos dias, especialmente na região Leste. Com a alteração na direção dos ventos, o Estado passa a receber ar quente vindo de São Paulo e do Centro-Oeste do país, favorecendo a instabilidade.
“Uma frente fria vai se formar entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico, associada à formação de um ciclone extratropical. Nenhum desses sistemas passa sobre o Paraná, mas eles influenciam o tempo no Estado a partir desta quinta-feira”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
As chuvas retornam com mais intensidade já nesta quinta-feira (8), inicialmente no Litoral e no Oeste. Entre sexta-feira (9) e domingo (11), todas as regiões paranaenses podem registrar pancadas de chuva e temporais, principalmente no período da tarde.
Na sexta, o maior impacto está previsto para o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Paraná. No sábado, mesmo sem a passagem direta da frente fria, a aproximação do sistema deve intensificar os temporais, com maior risco nessas mesmas regiões e também na Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral pode ser atingido por tempestades no final do dia.
“No verão, essa combinação de calor e umidade favorece chuvas rápidas, mas intensas, que podem vir acompanhadas de granizo, rajadas de vento moderadas a fortes e elevada incidência de raios”, detalha Kneib.
No domingo, o tempo permanece instável. A chuva perde força no Oeste e Sudoeste, mas segue mais intensa em outras regiões, com possibilidade de temporais principalmente entre a tarde e a noite.
As temperaturas devem ultrapassar os 30 °C em todo o Estado na sexta e no sábado, chegando a mais de 33 °C no Litoral, no Oeste e no Norte. O calor começa a diminuir no domingo, com maior nebulosidade, e a tendência é de queda nas temperaturas máximas na segunda-feira (12).
Um boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta risco moderado para tempestades localizadas na sexta-feira em todo o Paraná. No sábado, o risco é considerado alto nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, com possibilidade de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos.