
As chuvas intensas que atingiram o Paraná desde o fim da madrugada desta sexta-feira (12) já provocaram acumulados superiores a 100 milímetros em municípios da região Oeste, como Palotina, Assis Chateaubriand e Guaíra. O cenário mantém o Estado em alerta para tempestades, com maior atenção para a região Noroeste, conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O volume expressivo é resultado da atuação de um sistema de baixa pressão em superfície sobre o Paraguai e o norte da Argentina, que intensifica o transporte de calor e umidade da região amazônica para o Sul do Brasil. O fenômeno atua em conjunto com um cavado meteorológico em altitude, estrutura alongada de baixa pressão atmosférica que favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical e tempestades severas.
Até as 14h30 desta sexta-feira, 33 estações meteorológicas, hidrológicas ou pluviométricas já haviam registrado volumes superiores a 20 mm em todo o Paraná. Os maiores acumulados foram observados em Palotina, com 121 mm, Assis Chateaubriand, com 116,4 mm, e Guaíra, com 113,2 mm. Também chamam atenção os registros em Cambará (86,4 mm), Marechal Cândido Rondon (INMET) (84,2 mm), Ubiratã (79,8 mm), Santa Helena (75,2 mm), Ouro Verde do Oeste (75 mm), Toledo (63,8 mm) e Campina da Lagoa (INMET) (62 mm).
Em alguns municípios, choveu em um único dia quase o volume esperado para todo o mês de dezembro. A média histórica mensal em Palotina é de 171,2 mm, em Assis Chateaubriand de 176,2 mm, em Guaíra de 164,5 mm e em Cambará de 134,3 mm, o que evidencia a intensidade do evento.
Além da chuva volumosa, as tempestades foram acompanhadas por rajadas de vento significativas. Até as 14h30 desta sexta-feira, foram registradas rajadas acima de 50 km/h em diferentes regiões do Estado, com destaque para Curitiba – Boa Vista, que alcançou 68,4 km/h, Marumbi Pico, com 67,3 km/h, e Curitiba – Boqueirão, com 59,8 km/h. Altônia, Japira e Joaquim Távora também registraram ventos acima desse patamar.
O sistema segue avançando lentamente pelo Paraná até o sábado (13). No Oeste e Sudoeste, a tendência é de melhora do tempo a partir da tarde de sábado, com predomínio de sol e elevação das temperaturas. Foz do Iguaçu pode chegar aos 29°C e Francisco Beltrão aos 27°C.
No Norte do Estado, o risco permanece alto para tempestades pontualmente severas. A previsão indica risco moderado no Leste e na faixa Central, e baixo no Sul e Sudoeste.
No domingo (14), o tempo segue abafado, com muita nebulosidade e pancadas de chuva rápidas e localizadas ao longo do dia em todas as regiões. Atualização do Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pela Defesa Civil em parceria com o Simepar, aponta que áreas de fronteira com o Paraguai e de divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul concentram o risco mais elevado para tempestades localmente intensas. No Sul do Paraná, o risco é considerado baixo, e moderado nas demais regiões.
Na segunda-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando nova mudança nas condições do tempo, especialmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.
