Sexta, 12 de Dezembro de 2025
17°C 20°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Sistema de baixa pressão eleva risco de tempestades severas no Paraná após passagem de ciclone

Fenômeno avança lentamente pelo Estado e pode provocar supercélulas, volumes elevados de chuva e ventos acima de 70 km/h entre sexta e sábado

Por: João Livi Fonte: Simepar
12/12/2025 às 09h34
Sistema de baixa pressão eleva risco de tempestades severas no Paraná após passagem de ciclone
Mapa meteorológico indica avanço de sistema de baixa pressão que eleva o risco de tempestades severas no Paraná. (Imagem: Divulgação)

Mesmo após a saída do ciclone extratropical que influenciou o tempo no Paraná nesta semana, o cenário meteorológico segue preocupante. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica passou a atuar sobre a região Sul do Brasil e, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), tem potencial para provocar tempestades severas, inclusive com formação de supercélulas, entre esta sexta-feira (12) e sábado (13).

O sistema atua em superfície sobre o Paraguai e o norte da Argentina, intensificando o transporte de calor e umidade da região amazônica para o Paraná. Esse cenário é reforçado pela presença de um cavado meteorológico em altitude, estrutura alongada de baixa pressão que favorece o desenvolvimento de nuvens de grande porte e tempestades intensas.

Avanço lento aumenta volumes de chuva

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, um dos fatores que mais chamam a atenção neste evento é a lentidão do avanço do sistema sobre o território paranaense. Essa característica contribui diretamente para o aumento dos acumulados de chuva, especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste.

Desde a madrugada desta sexta-feira, áreas de instabilidade já provocaram chuva significativa em diversos municípios. Antes das 7h30, cidades como Cianorte, Mandaguari, Altônia, Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Santa Helena e Ubiratã já haviam registrado volumes superiores a 10 mm. O maior acumulado foi observado em Palotina, que chegou a 53,4 mm em poucas horas.

Previsão indica chuva intensa e risco de ventos fortes

A tendência, segundo o Simepar, é que as instabilidades avancem gradualmente de Oeste para Leste ao longo do dia, mudando o tempo nas áreas que ainda não registraram chuva. Na metade Oeste do Paraná, os volumes podem ultrapassar 50 mm, com possibilidade de atingir até 80 mm em algumas estações meteorológicas.

Há ainda risco de tempestades acompanhadas de rajadas de vento superiores a 70 km/h em determinados municípios. No Leste do Estado, a chuva deve chegar durante a noite desta sexta-feira, enquanto entre a madrugada e a manhã de sábado a previsão é de volumes elevados. No Norte paranaense, o tempo permanece instável tanto na sexta quanto no sábado, com muita chuva e pouca variação de temperatura.

Continua após a publicidade
Anúncio

Possibilidade de supercélulas preocupa meteorologistas

O Simepar alerta para o risco de formação de supercélulas, um tipo de tempestade mais severa, associada a nuvens com desenvolvimento vertical superior a 15 quilômetros de altura. Essas estruturas se formam rapidamente e podem causar impactos significativos em curto espaço de tempo.

O monitoramento das áreas de chuva ocorre em tempo real, permitindo a emissão de alertas conforme a evolução do sistema.

Tempo melhora parcialmente no fim de semana

No sábado (13), o tempo tende a se estabilizar no Oeste e Sudoeste do Paraná a partir da tarde, com predomínio de sol e elevação das temperaturas. Foz do Iguaçu pode registrar até 29°C, enquanto Francisco Beltrão pode chegar aos 27°C.

No domingo (14), o Estado volta a ter um cenário de tempo abafado e muita nebulosidade, com pancadas de chuva rápidas e localizadas ao longo do dia em todas as regiões. Já na segunda-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando nova mudança no tempo, principalmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul..

Acumulados de chuva acima de 10 mm até 7h30 desta sexta-feira (12)

Cianorte: 11,8 mm.
Mandaguari (Sanepar): 18 mm.
Altônia: 10,8 mm.
Assis Chateaubriand: 30 mm.
Guaíra: 32,4 mm.
Marechal Cândido Rondon (INMET): 22 mm.
Palotina: 53,4 mm.
Santa Helena: 13,8 mm.
Ubiratã: 10,8 mm.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários