Sábado, 06 de Dezembro de 2025
20°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Comerciantes entram no clima do fim de ano e confiança do setor no Paraná supera média nacional

Índice marca retorno ao campo positivo e revela forte expectativa por aumento nas vendas impulsionado pela Black Friday e pelo Natal

Por: João Livi Fonte: Fecomércio
04/12/2025 às 09h08
Comerciantes entram no clima do fim de ano e confiança do setor no Paraná supera média nacional
Confiança do empresário paranaense cresce em novembro e supera a média nacional, impulsionada pelas vendas de fim de ano. (Imagens: Divulgação)

A chegada do período mais aquecido do varejo reacendeu o entusiasmo dos comerciantes paranaenses. Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 100,6 pontos no Paraná, ultrapassando a média nacional de 99,2 pontos e retomando o campo positivo após meses de retração - um movimento impulsionado pela expectativa de fortes vendas no fim de ano. 

O componente que mede o otimismo projetado pelos empresários, o IEEC, saltou para 128,8 pontos, crescimento de 10% em relação a outubro. A avaliação reflete a confiança no ciclo que se inicia com a Black Friday e ganha intensidade em dezembro, período tradicionalmente responsável por elevar o faturamento do varejo.

Condições atuais ainda desafiam o setor

Apesar do avanço no sentimento futuro, a percepção sobre o cenário presente segue distante da zona positiva. O ICAEC registrou 66,8 pontos - embora tenha crescido 5,1% na comparação mensal, o número continua 19,5% abaixo do verificado em novembro de 2024. O resultado evidencia que, apesar da melhora gradual, os empresários ainda sentem os efeitos do ritmo econômico dos meses anteriores. 

O otimismo renovado também vem destravando investimentos. O subindicador que mede essa intenção subiu 7,8% e alcançou 106,4 pontos. O destaque vai para a contratação de funcionários, que registrou aumento de 17% em relação a outubro, acompanhando a necessidade de reforço no quadro de pessoal para atender à alta demanda de fim de ano.

Micro e pequenas empresas retomam fôlego

O avanço foi especialmente forte entre micro e pequenas empresas, que registraram aumento de 8,2% e atingiram 100,4 pontos, deixando a zona de insatisfação na qual permaneciam desde março. Mesmo assim, o patamar ainda está 10,4% abaixo do observado no mesmo mês do ano anterior.

Continua após a publicidade
Anúncio

As médias e grandes empresas mantiveram desempenho mais sólido, com 112,8 pontos, crescimento mensal de 1% e estabilidade quando comparado a novembro de 2024.

Os indicadores revelam um fim de ano mais promissor para o comércio paranaense, com empresários confiantes, investimentos em alta e intenção de contratação fortalecida. Embora o cenário atual ainda exija cautela, o clima de otimismo se consolida como motor para o fechamento de 2025 e para a entrada em um novo ciclo econômico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários