Sábado, 06 de Dezembro de 2025
20°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Escolas municipais de Marechal Rondon incluirão disciplina de Robótica no 4º e 5º ano a partir de 2025

Mudança curricular é discutida na Câmara e recebe apoio dos vereadores; conteúdos de Educação Ambiental serão integrados à disciplina de Ciências

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
02/12/2025 às 12h57
Escolas municipais de Marechal Rondon incluirão disciplina de Robótica no 4º e 5º ano a partir de 2025
Fernando Nègre, Wellyngton Alves da Rosa, João Carlos Klein e Tânia Maion. (Foto: Cristiano Viteck)

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (02), na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, tratou das mudanças que entrarão em vigor na grade curricular das escolas municipais a partir do próximo ano. As turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental passarão a contar com a disciplina de Robótica, fruto de uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a administração rondonense.

A discussão foi proposta pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia, vereador Fernando Nègre, que convidou o secretário municipal de Educação, João Klein, e diretores da pasta para detalhar como será feita a inclusão do novo componente curricular. Também participaram os vereadores Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e Tania Maion, além de assessores parlamentares.

Robótica chega ao currículo para desenvolver pensamento computacional e inovação

Entre os objetivos da nova disciplina estão estimular o pensamento computacional, permitindo que os estudantes analisem problemas, reconheçam padrões e criem sequências lógicas de solução. A proposta também busca incentivar a criatividade, promover a inovação e fortalecer o trabalho em equipe dentro do ambiente escolar.

Segundo João Klein, a proposta foi amplamente analisada pela coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que tratou de todos os aspectos técnicos para a implementação.

Ajustes no currículo e formação continuada dos professores

Para inserir as aulas de Robótica, os conteúdos anteriormente trabalhados na disciplina de Educação Ambiental serão incorporados à área de Ciências. Já a formação dos professores que irão atuar com o novo componente curricular está prevista para começar no início de 2025, em um processo de capacitação continuada.

Durante o encontro, o secretário anunciou ainda que, a partir de 2026, as escolas municipais terão acesso ao Programa de Incentivo ao Uso Consciente da Água (Proágua), desenvolvido em parceria com o SAAE. O objetivo é fortalecer as ações de educação ambiental, destacando a importância da água e promovendo a conscientização sobre seu uso responsável, além de abordar o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto do município.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários