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Autorizado início da duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha

Trecho vai receber investimento de R$ 118 milhões, que incluí nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto e a pista existente será restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para um novo pavimento de concreto

05/09/2024 às 13h41 Atualizada em 05/09/2024 às 20h58
Por: João Livi Fonte: Agencia Estadual de Notícias
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Autorizado início da duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha. Foto: DER
Autorizado início da duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha. Foto: DER

A obra de duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha começou oficialmente as atividades nesta quinta-feira (05), conforme ordem de serviço emitida pela Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

“A PRC-466 tem ordem de serviço, ou seja, a empresa inicia a duplicação, as obras de restauração entre Guarapuava até Palmeirinha. São mais de 100 milhões de reais, um investimento que vai trazer muita segurança e desenvolvimento para a região central do Estado”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Nesta etapa inicial os serviços são concentrados na implantação do canteiro de obras, mobilização de equipamentos, maquinário e pessoal, bem como serviços topográficos do trecho e limpeza da camada vegetal dos espaços em que será executada a obra. 

O trecho vai receber uma nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto, e a pista existente será restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para um novo pavimento de concreto.

São de 11,52 quilômetros de extensão, iniciando em Palmeirinha e seguindo até o início da pista dupla existente no perímetro urbano de Guarapuava. As duas faixas de rolamento da nova pista terão 3,6 metros de largura cada, acostamentos de 2,5 metros em ambas laterais, separada da pista existente por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.

Serão implantados três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho, disciplinando o tráfego e acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais, no km 250,7, km 256,2e km 257,4. 

A obra prevê, também, a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros, além de melhoria da geometria de curvas, melhorias nos acessos a lotes lindeiros, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, entre outros serviços.

O investimento é de R$ 118.000.000,00, com prazo de execução de 540 dias corridos.

 

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