Segunda, 17 de Novembro de 2025
16°C 18°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Marciél Escher integra mobilização pela permanência da sede do BPFron em Marechal Rondon

Vereador assina requerimento conjunto que pede intervenção do Governo do Estado para impedir transferência da unidade especializada da Polícia Militar para Guaíra.

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
17/11/2025 às 16h39
Marciél Escher integra mobilização pela permanência da sede do BPFron em Marechal Rondon
Vereador Marciél Evandro Escher durante sessão plenária, reforçando a defesa da permanência da sede do BPFron em Marechal Cândido Rondon. (Foto: Cristiano Viteck)

O vereador Marciél Evandro Escher assinou, juntamente com todos os parlamentares da Câmara de Marechal Cândido Rondon, o Requerimento nº 513/2025, um dos documentos mais relevantes da sessão ordinária de 17 de novembro de 2025. O texto solicita ao governador Ratinho Júnior e ao secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que empenhem todos os esforços para manter a sede administrativa do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) no município.

Nos últimos dias, notícias veiculadas pela imprensa indicaram a possibilidade de transferência temporária da sede para o município de Guaíra, em razão da paralisação das obras da nova estrutura em Marechal Rondon. A situação acendeu um alerta no Legislativo, que se uniu para defender a permanência da unidade na cidade.

Importância estratégica do BPFron

Criado em 2012, com base na Lei Estadual nº 1.266/98, o BPFron é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná responsável por atuar no combate a crimes transnacionais na faixa de fronteira. São 139 municípios atendidos, com uma população superior a 2,3 milhões de habitantes.

Entre os principais desafios enfrentados pela corporação estão:

  • Tráfico de drogas;

  • Contrabando e descaminho;

    Continua após a publicidade
    Anúncio
  • Tráfico de armas;

  • Roubo e receptação de veículos;

  • Crimes que utilizam o Lago de Itaipu e suas ilhas como rotas clandestinas.

Marechal Cândido Rondon sempre foi considerada localização estratégica para a sede, devido à mobilidade, logística e proximidade com os principais corredores de ilícitos transfronteiriços.

Escher ressalta que retirar o BPFron da cidade traria prejuízos:

  • Operacionais, com aumento no tempo de resposta;

  • Econômicos, devido à movimentação de pessoal e serviços;

  • Sociais, com impacto no sentimento de segurança da população;

  • Institucionais, reduzindo o protagonismo regional do município.

Câmara unida pelo interesse coletivo

O parlamentar reforça que o requerimento representa a união de todos os 13 vereadores em prol de um interesse comum e urgente. O texto demonstra disposição para colaborar com o Governo do Estado, inclusive na busca por soluções para a retomada e conclusão da obra da nova sede.

“A permanência do BPFron é fundamental para nossa segurança, para nossa economia e para a força institucional que Marechal Rondon representa na região. Nosso compromisso é defender o que é justo para a população”, enfatiza Marciél Escher.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários