
O vereador Marciél Evandro Escher assinou, juntamente com todos os parlamentares da Câmara de Marechal Cândido Rondon, o Requerimento nº 513/2025, um dos documentos mais relevantes da sessão ordinária de 17 de novembro de 2025. O texto solicita ao governador Ratinho Júnior e ao secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que empenhem todos os esforços para manter a sede administrativa do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) no município.
Nos últimos dias, notícias veiculadas pela imprensa indicaram a possibilidade de transferência temporária da sede para o município de Guaíra, em razão da paralisação das obras da nova estrutura em Marechal Rondon. A situação acendeu um alerta no Legislativo, que se uniu para defender a permanência da unidade na cidade.
Criado em 2012, com base na Lei Estadual nº 1.266/98, o BPFron é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná responsável por atuar no combate a crimes transnacionais na faixa de fronteira. São 139 municípios atendidos, com uma população superior a 2,3 milhões de habitantes.
Entre os principais desafios enfrentados pela corporação estão:
Tráfico de drogas;
Contrabando e descaminho;
Tráfico de armas;
Roubo e receptação de veículos;
Crimes que utilizam o Lago de Itaipu e suas ilhas como rotas clandestinas.
Marechal Cândido Rondon sempre foi considerada localização estratégica para a sede, devido à mobilidade, logística e proximidade com os principais corredores de ilícitos transfronteiriços.
Escher ressalta que retirar o BPFron da cidade traria prejuízos:
Operacionais, com aumento no tempo de resposta;
Econômicos, devido à movimentação de pessoal e serviços;
Sociais, com impacto no sentimento de segurança da população;
Institucionais, reduzindo o protagonismo regional do município.
O parlamentar reforça que o requerimento representa a união de todos os 13 vereadores em prol de um interesse comum e urgente. O texto demonstra disposição para colaborar com o Governo do Estado, inclusive na busca por soluções para a retomada e conclusão da obra da nova sede.
“A permanência do BPFron é fundamental para nossa segurança, para nossa economia e para a força institucional que Marechal Rondon representa na região. Nosso compromisso é defender o que é justo para a população”, enfatiza Marciél Escher.