Segunda, 27 de Outubro de 2025
18°C 24°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Aluno do Colégio Rui Barbosa conquista o vice-campeonato nacional de oratória

Miguel Sandmann representa Marechal Cândido Rondon e leva o nome do colégio ao pódio na final da JCI Brasil

Por: João Livi Fonte: Colégio Rui Barbosa
27/10/2025 às 10h34
Aluno do Colégio Rui Barbosa conquista o vice-campeonato nacional de oratória
Miguel Sandmann (ao centro), aluno do Colégio Luterano Rui Barbosa, é vice-campeão nacional de oratória da JCI. (Foto: Divulgação)

O talento e a eloquência do estudante Miguel Moro Sandmann, do 9º ano B do Colégio Luterano Rui Barbosa, colocaram Marechal Cândido Rondon em destaque no cenário nacional. No último fim de semana, Miguel conquistou o vice-campeonato brasileiro na final do concurso Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Brasil, uma das competições mais tradicionais do país voltadas à formação de jovens líderes e comunicadores.

Nesta edição, o tema proposto aos finalistas foi “Do descarte à transformação: o óleo de cozinha como agente de mudança ambiental, social e econômica”, que instigou reflexões sobre sustentabilidade, responsabilidade social e inovação. Miguel brilhou ao lado de representantes de diversas regiões do Brasil e subiu ao pódio ao lado do campeão Guilherme Cauduro Negretti, de Tapejara (RS), e da terceira colocada Lavínia Almeida Brito, de Jaraguá do Sul (SC).

O desempenho do estudante rondonense é motivo de celebração para o Colégio Rui Barbosa, que tem tradição em incentivar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento da oratória como ferramenta de transformação. Miguel já havia conquistado o título de campeão municipal e regional, credenciando-se para a final nacional, onde representou o Paraná com destaque e dedicação.

Formação além da sala de aula

O projeto Oratória nas Escolas envolve alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, tanto de instituições públicas quanto privadas. A iniciativa busca estimular o pensamento crítico, a comunicação e o engajamento social dos jovens, além de envolver toda a comunidade escolar - professores, familiares e colegas - no incentivo à expressão cidadã e criativa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários