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Cascavel promove capacitação para pequenos negócios aprenderem a vender ao poder público

Programa LicitAÇÃO, do Sebrae/PR e parceiros, ensina empreendedores a participar de licitações e ampliar faturamento com contratos governamentais

Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
17/10/2025 às 09h55
Cascavel promove capacitação para pequenos negócios aprenderem a vender ao poder público
Empreendedores de Cascavel participam do programa LicitAÇÃO para aprender a vender seus produtos e serviços ao governo. (Foto: Divulgação/Sebrae)

Micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e cooperativas da agricultura familiar da região Oeste terão, entre os dias 21 e 23 de outubro, uma nova oportunidade de aprender como vender para o governo. A capacitação será realizada em Cascavel, dentro do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – LicitAÇÃO: Tenha o Governo como seu Cliente, uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e o Comitê de Gestão Municipal (CGM).

As inscrições podem ser feitas até o meio-dia do dia 21 de outubro, ou enquanto houver vagas, diretamente no Escritório de Compras da Acic, pelo WhatsApp (45) 99801-0029.

Facilitando o acesso às licitações públicas

A consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, explica que o objetivo do programa é aproximar os pequenos negócios do universo das compras públicas, mostrando que participar de licitações é mais simples do que parece. “Durante a capacitação, mostramos o passo a passo do processo, as oportunidades disponíveis e como cada empresa pode se estruturar para se tornar fornecedora do governo de forma segura”, destacou.

O curso já tem gerado bons resultados. O casal de empresários Nicholas Martini e Analú Alves Andrade Martini, da Groceries Store, participou da edição anterior e destacou o aprendizado prático como um diferencial. “Tivemos mentoria direta durante nossa primeira licitação. O consultor nos acompanhou na sala de lances e vencemos logo na estreia, com um dos nossos produtos. Isso nos deu confiança para continuar participando”, contou Nicholas.

Conteúdo prático e orientações diretas

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Durante os três dias de capacitação, os participantes receberão orientações sobre como identificar editais, preparar propostas competitivas, utilizar sistemas de compras públicas e aumentar o faturamento com base em demandas reais do setor governamental.

As atividades ocorrerão na sede da Acic, na Rua Pernambuco, 1800, sempre a partir das 19h. Entre os temas que serão abordados estão:

  • Licitações sem mistérios

  • A legislação apoiando os pequenos negócios

  • Cadastro no SICAF, GMS e app Compras.gov

  • Envio de proposta, sala de disputa e acompanhamento pós-certame

  • Análise de edital, solicitação de esclarecimento e impugnação

Além das aulas teóricas, os empreendedores terão consultorias individuais e mentoria prática, com acompanhamento direto nas etapas de participação.

O projeto integra o Programa CCL – Cascavel Contra Legal, com apoio do setor de compras da Prefeitura Municipal, fortalecendo a transparência, a competitividade e a inclusão dos pequenos negócios nas licitações locais.

 

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