Quinta, 09 de Outubro de 2025
15°C 18°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

GTEA-MCR celebra avanços e reforça importância de dados para criação da Casa do Autista

Representante Ângela Botelho destacou o papel do grupo na coleta de informações sobre o público autista e agradeceu à administração e secretarias pelo apoio à causa

Por: João Livi
09/10/2025 às 14h58 Atualizada em 09/10/2025 às 15h26
GTEA-MCR celebra avanços e reforça importância de dados para criação da Casa do Autista
Angela Botelho, ao centro, falou em nome do GTEA. (Foto: DIvulgação)

Durante o lançamento do projeto da Casa do Autista de Marechal Cândido Rondon, a representante do GTEA-MCR (Grupo de Trabalho do Transtorno do Espectro Autista), Ângela Botelho, destacou o papel fundamental do grupo na consolidação das informações que embasaram a criação da nova estrutura. Em sua fala, ela relembrou a origem do grupo e agradeceu à administração municipal e às secretarias envolvidas pelo apoio e comprometimento com o tema.

Ângela explicou que o GTEA surgiu a partir de uma reunião entre diversas secretarias municipais - Saúde, Educação e Assistência Social - convocada pelo vereador Rafael, momento em que se percebeu a ausência de dados sobre a população autista do município.

“É difícil fazer um projeto dessa dimensão sem informações sobre o público que precisa ser atendido. O GTEA nasceu dessa necessidade de conhecer a realidade local”, afirmou.

Segundo ela, o professor Douglas, que assumiu a coordenação do grupo, foi o responsável por organizar o levantamento e reunir os números que permitiram dimensionar a demanda. Em novembro do ano passado, o grupo realizou o Dia D do Autismo, ocasião em que os primeiros resultados foram apresentados à gestão municipal.

União entre secretarias e famílias

A representante fez questão de agradecer o envolvimento das secretarias municipais, em especial da Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, além da parceria com as famílias e o grupo de pais. “O GTEA trouxe à tona o que realmente a população precisava. Nosso papel foi identificar as necessidades e apresentar os dados. E o retorno tem sido muito positivo. Hoje, podemos ver o quanto o trabalho coletivo faz diferença”, afirmou.

Ela também transmitiu a mensagem do coordenador Douglas, que celebrou o avanço do projeto e o comprometimento da atual gestão. “Ele está muito feliz com o progresso e pediu para agradecer a todos. A Casa do Autista é resultado de um esforço conjunto e de uma escuta atenta às famílias que mais precisam desse apoio”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

Gratidão e esperança

Encerrando sua fala, Ângela reforçou o sentimento de gratidão em nome do grupo de pais e das famílias que serão beneficiadas com o novo espaço. “Os pais estão muito agradecidos. A gente passa as informações ao prefeito e sempre recebemos retorno positivo. É muito bom ver que a comunidade está sendo ouvida e que o projeto está avançando”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Prefeito Adriano Backes, Secretária de Ação Social, Andria Backes, Vice-presidente da Copagril, Ademir Luiz Petri, Secretária de Saúde, Marciane Specht e Secretário de Educação, João Carlos Klein. (Foto: Divulgação)
Casa do Autista Há 7 horas

Copagril é homenageada por apoio à Casa do Autista e reforça compromisso com a inclusão e a solidariedade

Durante cerimônia, parceiros receberam troféus de reconhecimento; diretor vice-presidente, Cesar Luiz Petri, destacou a importância de projetos que valorizam o ser humano

Vereadores Rafael, Valdirzinho e Suko destacam que a Casa do Autista representa dignidade, inclusão e o compromisso coletivo de Marechal Cândido Rondon. (Foto: Divulgação)
Casa do Autista Há 8 horas

Presidente da Câmara reforça importância da Casa do Autista como símbolo de dignidade e união em Marechal  Rondon

Valdir Sachser e os vereadores Suko e Rafael Heinrich destacaram o valor humano, social e terapêutico do projeto, que representa um avanço histórico para o município

Secretário Claudio Kohler enaltece união política e apoio coletivo que tornaram possível o projeto da Casa do Autista. (Foto: Divulgação)
Casa do Autista Há 8 horas

Claudio Kohler destaca união política e compromisso coletivo na construção da Casa do Autista

Secretário de Desenvolvimento Econômico e vereador licenciado ressaltou que o projeto simboliza trabalho sério, sem politicagem, e reforçou o papel de todos os partidos e secretarias na conquista

Presidente da Acimacar, Geovana Krause, reforça que a união entre o setor público e privado é essencial para fortalecer projetos sociais como a Casa do Autista. (Foto: Divulgação)
Casa do Autista Há 8 horas

Presidente da Acimacar destaca parceria entre poder público e setor privado na construção da Casa do Autista

Durante o lançamento do projeto, Geovana Krause ressaltou o papel das entidades e cooperativas na causa da inclusão e o impacto social da iniciativa para as famílias rondonenses

Câmara Municipal aprovou a renovação de concessões de áreas municipais para quatro igrejas que realizam ações religiosas e sociai (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)s na comunidade rondonense.
Sessão da Câmara Há 12 horas

Câmara aprova renovação de concessão de áreas municipais para quatro igrejas em Marechal Rondon

Projetos de lei autorizam novo prazo de 30 anos de uso dos terrenos por instituições religiosas que desenvolvem ações sociais e comunitárias