A Copel iniciou nesta segunda-feira (6) a segunda fase do programa de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados em Toledo, no Oeste do Paraná. As equipes começaram os trabalhos pela Avenida Maripá, no sentido centro, a partir do cruzamento com a Avenida Ministro Cirne Lima, e as intervenções seguem até sexta-feira (10), sempre entre 8h e 17h.
Nesta nova etapa, a ação vai abranger os bairros Vila Ipiranga, Jardim Pancera, Filadélfia, Parizzotto e Jardim Fogotti, dando continuidade ao processo de organização e remoção de fiação irregular ou ociosa que atravessa as vias públicas.
Segundo o gerente de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Fabrício Salmazo, o objetivo é garantir segurança, confiabilidade e estética urbana.
“A Copel está dando sequência a uma ação integrada de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados nas ruas e avenidas de Toledo. É uma ação de eliminação de riscos e de melhoria da paisagem urbana”, explica.
As atividades são realizadas pelas próprias operadoras de telecomunicações, notificadas pela Copel para fazer as adequações necessárias. Em caso de mau tempo, o cronograma poderá ser ajustado.
“A fiação de responsabilidade das empresas que não for regularizada será cortada, em cumprimento da legislação e das normas de segurança”, alerta Salmazo.
Na primeira fase do projeto, iniciada no fim de agosto, foram vistoriados 1.598 postes nas regiões do Jardim Panorama, Jardim Alto Alegre, São Francisco e Loteamento Lídia Joana Vols, no sul da cidade. O trabalho resultou na regularização de 23,92 quilômetros de cabos e na retirada de 4,7 toneladas de fiação ociosa das ruas e avenidas.
De acordo com levantamento da Copel, Toledo possui 24.744 postes urbanos, dos quais 4.458 apresentaram irregularidades técnicas relacionadas ao cabeamento das operadoras.
A ação faz parte de uma iniciativa estadual de padronização e segurança das redes aéreas, promovendo melhorias visuais e estruturais no ambiente urbano.