Sábado, 04 de Outubro de 2025
17°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Municípios do Paraná avançam no desenvolvimento com apoio do Cidade Empreendedora

No PRacelerar 2025, 177 cidades foram reconhecidas por resultados no fortalecimento dos ambientes de negócios

Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
04/10/2025 às 09h21
Municípios do Paraná avançam no desenvolvimento com apoio do Cidade Empreendedora
Participantes do PRacelerar 2025 durante o reconhecimento dos municípios em Foz do Iguaçu. (Foto: Jean Pavão/Camila Pauleski)

O Paraná deu mais um passo rumo à consolidação de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Durante o PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambientes de Negócios, encerrado em Foz do Iguaçu, 177 municípios foram reconhecidos pelos avanços obtidos dentro do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/PR.

O programa atua em 10 eixos estratégicos que vão da desburocratização e compras governamentais até inovação, sustentabilidade, crédito e cooperativismo. O objetivo é oferecer suporte para que municípios criem condições de crescimento econômico, com foco especial em micro e pequenas empresas, responsáveis por mais de 90% dos empregos locais.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Rubens Palma, a simplificação de processos é um dos principais motores dessa transformação. A adoção de atividades de baixo risco, por exemplo, estimula a abertura de empresas, amplia a arrecadação e fortalece a circulação de recursos na economia regional.

Resultados mensurados

O impacto do programa pode ser observado por meio do IDAN-M (Índice de Desenvolvimento de Ambientes de Negócios). Em 2024, os municípios participantes registraram média de 81 pontos em uma escala de 0 a 100, enquanto cidades fora da iniciativa ficaram na média de 50 pontos.

Os efeitos já são sentidos em várias regiões. Em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, foi criado o comitê Inova Jandaia, que, em parceria com o IFPR, trouxe eventos e feiras voltados à inovação e capacitação.

No Oeste, o município de Candói implantou um comitê gestor municipal que uniu entidades locais e melhorou o atendimento a microempreendedores individuais (MEIs).

Continua após a publicidade
Anúncio

Em Ponta Grossa, o programa está presente desde 2011 e ajudou a transformar a relação do município com os pequenos negócios, que hoje representam 94% dos empreendimentos no estado.

Convergência de esforços

Entre 1º e 3 de outubro, o PRacelerar reuniu em Foz do Iguaçu mais de 200 lideranças, secretários municipais, agentes de desenvolvimento e especialistas. A programação trouxe palestras e workshops sobre políticas públicas, mudanças climáticas, sustentabilidade e inteligência artificial.

Para César Reinaldo Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, o encontro simbolizou a união de forças em prol da construção de um ecossistema sólido de negócios. “Foi um momento de aprendizado, de troca e de construção coletiva em torno de um objetivo comum: fortalecer os ambientes de negócios nos municípios, com foco nas micro e pequenas empresas”, destacou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários