A Athena Saúde, terceira maior empresa de medicina de grupo do Brasil, consolidou um salto de confiabilidade operacional ao adotar uma jornada de observabilidade desenhada e implantada pela Platform Builders. O projeto unificou a visibilidade de 411 aplicações, 36 servidores, 1.009 containers e 10 bancos de dados, sustentando cerca de 350 milhões de requisições mensais com 96,21% de disponibilidade em sistemas críticos - e levando o tempo médio de reparo (MTTR) a até 30 minutos.
Mais do que acumular métricas, a solução integrou dados de infraestrutura, aplicações e processos de negócio em uma mesma plataforma, com painéis customizados e alertas inteligentes. A evolução partiu de um modelo 24x7 de sustentação técnica já existente, avançando para:
Mapeamento detalhado do ambiente e definição de ativos críticos;
Diagnóstico das ferramentas em uso e padronização de boas práticas;
Plataforma central para correlação em tempo real;
Governança e disseminação de indicadores, estimulando cultura orientada a dados.
Esse desenho encurtou o escalonamento de incidentes, antecipou falhas e protegeu a experiência de pacientes e usuários, com ganhos diretos em segurança operacional, compliance e eficiência de custos - além de abrir caminho para casos de uso com IA.
Entre os destaques, está o Hub de Integração de Saúde, também desenvolvido pela Platform Builders. Baseado em eventos assíncronos e APIs corporativas únicas, o hub padroniza e acelera a entrada de novas empresas e unidades no ecossistema da Athena, reduzindo esse processo para menos de dois meses, com ganhos em escalabilidade e conformidade.
“Foi um grande ganho para a Athena Saúde avançar com este projeto preditivo, contando com a parceria da Platform Builders. Além do monitoramento 24 horas, realizamos diariamente uma checagem completa de todas as aplicações e da infraestrutura. Caso seja identificada alguma questão, agimos rapidamente, sem impacto ao nosso cliente final”, afirma Antonio Vanderlei Soares, CIO da Athena Saúde.
“Construímos um ecossistema inteligente e proativo, com capacidade para reagir a incidentes e evoluir continuamente com base em dados estruturados, conectando tecnologias emergentes aos objetivos de negócio da Athena Saúde”, complementa Adilson Cavati, CRO da Platform Builders.