Terça, 16 de Setembro de 2025
18°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Câmara envia ao governo resultado de consulta que rejeita presídio em Marechal Rondon

86,3% da população votou contra a construção de uma penitenciária estadual no município

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
16/09/2025 às 11h00
Câmara envia ao governo resultado de consulta que rejeita presídio em Marechal Rondon
Vereadora Tânia Maion. (Foto: Assessoria)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão ordinária de 15 de setembro de 2025, o requerimento nº 404/2025, de autoria da vereadora Tania Aparecida Maion. A proposição determina o envio de ofícios ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, apresentando oficialmente o resultado da consulta pública realizada pela Prefeitura sobre a instalação de um presídio ou penitenciária na cidade.

Encerrada em 11 de agosto, a consulta pública registrou 4.813 votos. Do total, 86,3% dos participantes manifestaram-se contrários à construção e apenas 13,7% foram favoráveis. Os dados constam do ofício nº 846/2025, encaminhado pelo prefeito Adriano Backes em resposta a requerimento anterior dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca) e Rodrigo Marciano Pulga (Verde).

Segundo a justificativa apresentada, a ampla maioria da população rejeita a instalação da unidade prisional por temer impactos negativos, como aumento da criminalidade, insegurança, desvalorização imobiliária e problemas sociais.

Na defesa do requerimento, a vereadora destacou que a posição popular precisa ser considerada pelo Governo do Estado antes de qualquer decisão definitiva. O pedido aprovado reforça que a construção de um presídio ou penitenciária estadual em Marechal Cândido Rondon não encontra respaldo da comunidade e que, oficialmente, o Legislativo solicita ao Executivo estadual a desistência da proposta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários