Segunda, 15 de Setembro de 2025
19°C 33°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Marechal Cândido Rondon entra na primeira fase de modernização da Redesim no Paraná

Município está entre os 19 escolhidos para integrar projeto que desburocratiza abertura de empresas e amplia oportunidades econômicas

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
15/09/2025 às 17h19
Marechal Cândido Rondon entra na primeira fase de modernização da Redesim no Paraná
Autoridades municipais e representantes do Sebrae durante a reunião que confirmou a adesão de Marechal Cândido Rondon à modernização da Redesim. (Foto: Divulgação)

Marechal Cândido Rondon firmou termo de adesão à modernização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O município está entre os 19 escolhidos pelo Governo do Paraná para compor a primeira fase do projeto, figurando ainda entre os quatro selecionados da regional Oeste. A escolha representa um reconhecimento estadual pela relevância do município no ambiente de negócios.

A decisão foi formalizada em reunião realizada nesta segunda-feira (15), na prefeitura, com a presença de representantes do Sebrae, Altair José Schimmelfeng e Angelica Weirich, além do prefeito Adriano Backes, secretários municipais e servidores.

Desburocratização para empreendedores

Regulamentado pelo Decreto Estadual nº 10.590/2025, conhecido como Decreto de Baixo Risco, o processo visa simplificar a abertura de empresas, estimulando a geração de renda e empregos em todo o estado. A partir da nova legislação, empreendedores com atividades classificadas como de baixo risco poderão formalizar negócios de forma ágil, sem a exigência de múltiplas licenças.

O trâmite passa a ser centralizado em uma única plataforma, o portal Empresa Fácil, garantindo rapidez e eficiência.

Mais atividades e órgãos integrados

O número de atividades consideradas de baixo risco foi ampliado para 975. Além disso, cinco órgãos licenciadores passam a estar integrados ao sistema: Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra (IAT), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Polícia Civil.

O Paraná se destaca ainda como o primeiro estado do país a incluir a Polícia Civil na Redesim, um marco para a modernização dos registros empresariais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Implantação gradual

A implementação ocorrerá de forma progressiva, acompanhada da atualização do portal Empresa Fácil. Com isso, Marechal Cândido Rondon reforça seu papel de protagonismo regional na atração de investimentos e no incentivo ao empreendedorismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários