Terça, 09 de Setembro de 2025
15°C 21°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Itaipu atinge marca histórica de 3,1 bilhões de MWh

Usina binacional garante confiabilidade ao sistema elétrico e se consolida como a maior geradora de energia limpa do planeta

Por: João Livi Fonte: Itaipu Binacional
08/09/2025 às 15h34
Itaipu atinge marca histórica de 3,1 bilhões de MWh
Itaipu supera a marca de 3,1 bilhões de MWh e reforça sua liderança global em geração de energia limpa. (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

Às 18h54 do dia 5 de setembro, a usina hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, alcançou a impressionante marca de 3,1 bilhões de megawatts-hora (MWh) produzidos desde o início de sua operação, em 1984. O feito consolida a binacional como a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo e como um pilar da segurança energética dos dois países.

O volume acumulado seria suficiente para abastecer o planeta por 44 dias. Para comparação, poderia atender o Brasil por 6 anos e 1 mês; o Paraguai por 140 anos; o estado de São Paulo por 22,5 anos; 684 cidades do porte de Curitiba por um ano; ou ainda mais de 5,2 mil cidades do porte de Foz do Iguaçu pelo mesmo período.

Mais que números, os 3,1 bilhões de MWh representam a capacidade da usina de impulsionar indústrias, iluminar cidades e transformar vidas, reafirmando sua importância estratégica.

Trajetória de recordes

Itaipu iniciou sua geração em maio de 1984. Foram 17 anos para alcançar o primeiro bilhão de MWh, em 2001, período marcado pela crise de racionamento no Brasil. Em 2012, atingiu 2 bilhões de MWh, e em 2024 chegou aos 3 bilhões. Apenas um ano e meio depois, superou a marca de 3,1 bilhões, mantendo um ritmo que, se for mantido, permitirá alcançar 4 bilhões em 2039.

A usina também tem se mostrado fundamental diante da expansão das fontes renováveis intermitentes, como solar e eólica. Como sua produção pode ser controlada instantaneamente, Itaipu atua como uma “bateria natural” para o Sistema Interligado Nacional, compensando as variações do consumo e da geração dessas fontes. Em determinados momentos, chega a contribuir com até 30% das rampas de demanda ao fim da tarde no Brasil.

Modernização em curso

Para manter seus índices de excelência, a binacional executa o maior plano de atualização tecnológica desde a inauguração, iniciado em 2022 e com previsão de 14 anos de serviços. O investimento já contratado soma cerca de US$ 670 milhões, destinados à substituição de sistemas de controle, proteção e modernização de subestações e equipamentos auxiliares.

Continua após a publicidade
Anúncio

Toda a energia gerada por Itaipu é 100% limpa, proveniente do Rio Paraná. Além disso, a usina investe em projetos ambientais, reflorestamento e apoio às comunidades vizinhas. A empresa também pesquisa novas fontes de energia renovável, como biogás, hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis, além de implantar uma usina piloto solar flutuante em seu reservatório.

Com a marca histórica, Itaipu reafirma sua posição de liderança mundial e sua missão de assegurar um futuro energético mais limpo, seguro e sustentável para brasileiros e paraguaios.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários