Uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul muda o clima no Paraná a partir desta quinta-feira (04). O avanço do sistema provoca chuvas entre a tarde e a noite no Oeste e Sudoeste do Estado, e chega na sexta-feira (05) aos Campos Gerais e à Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O alerta maior, segundo o Simepar, é para a forte queda das temperaturas, que pode chegar a 10°C em algumas áreas, principalmente no Leste.
Calor no Norte, frio intenso no Sul
Enquanto o Norte do Paraná segue com calor acima dos 30°C, cidades do Sul não devem registrar 20°C nesta quinta-feira. Na véspera, os termômetros chegaram a 36°C em Capanema e 35,7°C em Loanda, marcas que contrastam com o frio previsto para o fim de semana.
Em Curitiba, a máxima deste sábado (06) não deve passar de 12°C, com mínima de 9°C. Em Antonina, o impacto será ainda maior: de quase 30°C nesta quinta, a cidade cai para 12°C a 14°C no sábado. Em Palmas, os termômetros devem variar de 9°C a 18°C.
Chuva persistente e risco de ada Simepar aponta que a chuva terá maior intensidade no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, com possibilidade de trovoadas localizadas. Até sábado, os acumulados podem ultrapassar 50 milímetros nessas regiões. Já no Norte, a instabilidade será mais fraca e irregular, atingindo alguns bairros e deixando outros sem registro de precipitação.
Final de semana gelado
No sábado, as instabilidades se deslocam para a faixa central e Leste do Estado. Apesar de fracas a moderadas, devem ser constantes, mantendo o tempo fechado e as temperaturas baixas. Foz do Iguaçu, por exemplo, que nesta quinta amanheceu com 20,8°C e pode chegar a 25°C, verá os termômetros caírem para uma variação entre 13°C e 19°C já na sexta.