O Sicredi alcançou um marco histórico ao atingir 3 mil agências em funcionamento em todo o Brasil. Com presença em mais de 2,1 mil municípios, distribuídos por todos os estados e o Distrito Federal, a instituição financeira cooperativa consolida-se como a rede com maior capilaridade no país, reforçando sua estratégia de proximidade e desenvolvimento das comunidades onde atua.
A projeção é que até o fim de 2025 sejam inaugurados 270 novos pontos de atendimento, com investimento estimado em mais de R$ 310 milhões. Apenas na última década, o Sicredi abriu mais de 1,5 mil agências, o que representa um crescimento superior a 110% desde 2014.
O diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, destaca que o marco representa muito mais do que números:
“As agências são ambientes de relacionamento, acolhimento e orientação. Esse resultado reflete nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades. Cada agência é um ativo estratégico, capaz de gerar impacto positivo, fortalecer vínculos e promover o crescimento local".
O Sicredi mantém agências tanto em grandes centros urbanos, incluindo todas as capitais brasileiras, quanto em cidades de pequeno porte. Em mais de 200 municípios, é a única instituição financeira com presença física - alguns deles com menos de 2 mil habitantes, como André da Rocha (RS) e Esperança Nova (PR).
Estudo realizado pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra que a presença de cooperativas de crédito impulsiona o desenvolvimento econômico local. Os dados apontam que, em municípios com atuação do segmento, há incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% nas vagas de emprego e de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais.
Além do avanço territorial, o Sicredi fortalece sua estratégia “fisital” - integração entre canais físicos e digitais. Atualmente, 96% das transações já ocorrem via plataformas digitais, que registram avaliação positiva nas lojas de aplicativos. Mesmo assim, as agências seguem sendo o ponto central de relacionamento humano, extrapolando os limites do espaço físico para visitas, feiras e eventos comunitários.
“No Sicredi, a agência não é um centro de custos, mas um ponto de relacionamento. É sobre estar junto de fato”, completa Bochi.