O ciclo de visitas técnicas do Programa ProÁgua chegou ao fim em 01 de setembro de 2025, com a participação da última turma de alunos na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Marechal Cândido Rondon. Foram 43 estudantes da Escola Municipal 25 de Julho, acompanhados pela professora de Educação Ambiental Cleris Guntzel, pela coordenadora Simone de Oliveira e pela diretora Kelly Cristina Heck Assunção.
Durante o percurso, os jovens aprenderam sobre todas as etapas do tratamento da água que abastece o município. A atividade foi conduzida pela assessora de Programas e Projetos do SAAE, Sandra Lamb, e pelo operador Evandir Edinei Fiorini, que detalharam o funcionamento da estação.
Segundo o diretor executivo do SAAE, Fabio Alexandre Regelmeier, o encerramento simboliza o êxito do programa: “O ProÁgua cumpriu sua missão de levar conhecimento e conscientização a centenas de estudantes. Encerramos este ciclo com a certeza de que cada criança se torna um agente de transformação em sua comunidade”.
Lançado em 2024 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o ProÁgua contemplou 40 turmas e cerca de 700 alunos ao longo de 2025. O fechamento oficial ocorrerá em 14 de novembro, em uma cerimônia de formatura dos Guardiões da Água. Na ocasião, os estudantes receberão certificados de participação, haverá sorteio de prêmios oferecidos pelo Sicredi e serão revelados os campeões do concurso de desenho.