Terça, 26 de Agosto de 2025
9°C 15°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Granizo cobre ruas de Castro e provoca estragos; Simepar prevê melhora do tempo a partir desta quarta-feira

Defesa Civil presta apoio às famílias afetadas enquanto frente fria perde força no Paraná

Por: João Livi Fonte: Simepar
26/08/2025 às 19h38
Granizo cobre ruas de Castro e provoca estragos; Simepar prevê melhora do tempo a partir desta quarta-feira
Ruas de Castro ficaram cobertas por granizo após tempestade severa nesta terça-feira (26). (Foto: Divulgação)

A manhã desta terça-feira (26) foi marcada por imagens impressionantes em Castro, nos Campos Gerais, onde uma forte precipitação de granizo cobriu ruas inteiras. A Defesa Civil estadual mobilizou equipes para atender moradores e comerciantes que tiveram prejuízos, enquanto o Simepar acompanha a movimentação da frente fria responsável pela instabilidade climática.

Chuva intensa e irregular

Até as 15h, os maiores volumes de chuva no Paraná foram registrados em Araucária (52,2 mm), Guarapuava (44 mm), Candói (38,2 mm), Guaratuba (38,2 mm) e Campo Largo (38 mm). Em Curitiba, a chuva foi irregular: no Jardim das Américas, o acumulado chegou a 28,2 mm, enquanto no Boa Vista foi de apenas 7,6 mm. No bairro Campo Comprido houve registro de granizo.

Impacto em Castro

De acordo com o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib, a geografia da região contribuiu para a intensidade da tempestade. “A serra entre Castro e Ponta Grossa favoreceu a intensificação do sistema, que gerou granizo em grande volume. As gotas super-resfriadas dentro da nuvem, associadas à circulação dos ventos, chegaram à superfície em forma de gelo”, explicou.

Além de Castro, também houve registro de granizo em Telêmaco Borba e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O fenômeno está relacionado a um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema que atua simultaneamente no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Previsão para as próximas horas

A instabilidade segue até o fim da noite desta terça, com risco de novas ocorrências de granizo isolado nas regiões Central, Norte e Campos Gerais. Para o Leste do Paraná, há chance de chuva moderada a forte, mas menor probabilidade de granizo.

Na quarta-feira (27), o sistema avança em direção ao Oceano Atlântico e o sol volta a predominar em grande parte do Estado. No interior, as temperaturas podem se aproximar dos 30°C, enquanto em Curitiba haverá nebulosidade e clima mais ameno.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários