Terça, 26 de Agosto de 2025
9°C 15°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Marechal Cândido Rondon pode aderir ao programa Itaipu Mais que Energia

Vereadores pedem cadastramento do município em iniciativa que libera recursos para projetos sociais, ambientais e de infraestrutura

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
26/08/2025 às 09h37
Marechal Cândido Rondon pode aderir ao programa Itaipu Mais que Energia
Vereador Coronel Welyngton apresentou proposições voltadas à infraestrutura, meio ambiente e área social na sessão da Câmara. (Foto: Assessoria)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, realizada nesta segunda-feira (25), o vereador Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) apresentouuma série de requerimentos e indicações. As proposições abordaram desde questões urbanas e sociais até projetos voltados ao meio ambiente e à infraestrutura rural.

Loteamento Angra dos Reis

No Requerimento nº 357/2025, Coronel Welyngton pediu explicações ao prefeito Adriano Backes sobre a demora na retirada de tubos de concreto que bloqueiam a passagem de veículos nas ruas Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Travessa Independente, no Loteamento Angra dos Reis, próximo ao cemitério municipal. O parlamentar questionou os motivos da demora, o prazo para resolução do problema e possíveis alternativas provisórias, destacando os transtornos enfrentados pelos moradores da região.

Programa Itaipu Mais que Energia

Também foi aprovado o Requerimento nº 358/2025, subscrito por Valdir Sachser (Valdirzinho) e Coronel Welyngton, solicitando que o Executivo inscreva o município no programa “Itaipu Mais que Energia”, da Itaipu Binacional. O programa prevê a liberação de recursos que somam R$ 931,5 milhões para 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, em projetos voltados a manejo de água e solo, saneamento ambiental, energia renovável e obras sociais e comunitárias.

Lazer e acolhimento na Casa Lar

Na área social, Coronel Welyngton apresentou a Indicação nº 717/2025, sugerindo a instalação de um parquinho infantil na Casa Lar, incluindo playground, cama elástica, espaço para voleibol de rede e mesa de tênis de mesa. O objetivo é oferecer lazer e oportunidades de desenvolvimento físico e emocional às crianças e adolescentes acolhidos pela entidade.

Apoio à coleta seletiva

Outro destaque foi a Indicação nº 718/2025, que sugere ao Executivo a aquisição e fornecimento gratuito de sacos para coleta seletiva de lixo destinados a residências, comércios, repartições públicas e entidades. O vereador ressaltou que a medida fortalece a gestão dos resíduos sólidos, contribui para a saúde pública e preservação ambiental e valoriza o trabalho dos catadores, dentro do conceito de economia circular.

Pavimentação poliédrica na Linha Flor de Maio

Por fim, Coronel Welyngton e o vereador Valdirzinho apresentaram a Indicação nº 719/2025, que solicita a elaboração de projeto técnico e a liberação de recursos para execução de pavimentação poliédrica na estrada rural da Linha Flor de Maio, ligando a rodovia Marechal Cândido Rondon–Pato Bragado até a sede distrital de Iguiporã, numa extensão de aproximadamente 1.500 metros. A proposta busca melhorar a trafegabilidade e a segurança, além de atender a uma antiga reivindicação dos produtores rurais da região.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários