O setor de turismo do Paraná segue em ritmo de expansão e apresentou em junho um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2024. O desempenho foi superior à média nacional, que ficou em 4,1%, segundo o Boletim do Desempenho das Atividades Turísticas, elaborado pela Fecomércio PR com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a alta foi impulsionada principalmente pela expansão nas receitas do transporte aéreo de passageiros, dos serviços de bufê e da rede hoteleira.
Apesar do recuo em relação a maio - queda de 0,9% no Brasil e 2,1% no Paraná, o desempenho acumulado segue positivo. Nos últimos 12 meses, o turismo avançou 6,1% no país e 7,4% no Paraná, resultado também puxado por restaurantes e serviços de reservas ligados à hospedagem.
Com esses números, o Paraná consolidou-se como o 8º maior estado em volume de receitas turísticas no Brasil, mostrando força em um setor estratégico para a economia.
Para Dezordi, o cenário é reflexo de fatores combinados:
“Esse crescimento demonstra um setor de serviços aquecido, sustentado por baixa taxa de desemprego, aumento da renda e pelo avanço nos investimentos em infraestrutura turística que vêm sendo feitos no Paraná”, avalia.
O desempenho reforça a relevância do turismo como motor de desenvolvimento regional, movimentando desde companhias aéreas até bares e restaurantes, e projetando o Paraná como destino competitivo no mercado nacional.