Quinta, 14 de Agosto de 2025
13°C 23°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade
Anúncio

Câmara aprova lei que obriga transparência total nas emendas parlamentares em Marechal Cândido Rondon

Norma garante detalhamento público de valores, autores, prazos e execução dos recursos; população poderá fiscalizar cada centavo

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
14/08/2025 às 16h34 Atualizada em 14/08/2025 às 16h37
Câmara aprova lei que obriga transparência total nas emendas parlamentares em Marechal Cândido Rondon
Vereadores aprovam lei que obriga divulgação detalhada de todas as emendas parlamentares recebidas pelo município. (Foto: Assessoria)

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (14), a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, em definitivo, o Projeto de Lei nº 17/2025, que estabelece a obrigatoriedade de divulgação, controle e transparência das emendas parlamentares destinadas ao município. A proposta é de autoria do vereador João Eduardo dos Santos (Juca) e, segundo ele, “representa um marco na gestão pública local ao reforçar os princípios de publicidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos”.

Detalhamento obrigatório no Portal da Transparência

Se sancionada pelo Executivo Municipal, a lei exigirá que todas as emendas parlamentares - sejam elas federais ou estaduais - sejam registradas em uma seção específica do Portal da Transparência. Entre os dados obrigatórios estarão:

  • Nome do parlamentar autor;

  • Número e valor da emenda;

  • Finalidade;

  • Data de liberação;

    Continua após a publicidade
    Anúncio
  • Situação da execução;

  • Entidade responsável;

  • Contrapartida municipal.

As informações deverão ser publicadas em até 30 dias após a inclusão da emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) ou em créditos adicionais, com atualizações mensais até o décimo dia útil. O portal também terá mecanismos de busca e filtros para facilitar o acesso à população.

O texto prevê ainda a criação de uma Comissão Especial, formada por três vereadores, para acompanhar a execução das emendas e verificar o cumprimento das novas regras. O não atendimento às exigências poderá gerar sanções previstas na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011).

Transparência como pilar democrático

Para o vereador Juca, o impacto vai muito além da divulgação de dados. “As emendas parlamentares são recursos valiosos que podem transformar áreas como saúde, educação e infraestrutura. Mas, sem transparência, corremos o risco de má gestão e desperdício. Essa lei garante que o cidadão rondonense possa acompanhar de perto como esses recursos estão sendo aplicados”, afirmou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários