Segunda, 11 de Agosto de 2025
7°C 18°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade
Anúncio

UCB Power inaugura primeira usina com baterias de sódio do Brasil em comunidade amazônica

Projeto pioneiro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro beneficia 43 famílias com energia limpa, educação e saúde

Por: João Livi Fonte: UCB Power
11/08/2025 às 14h00
UCB Power inaugura primeira usina com baterias de sódio do Brasil em comunidade amazônica
Momento da inauguração da usina. (Foto: Divulgação)

A UCB Power acaba de dar mais um passo inovador ao inaugurar, na comunidade de Tumbira, no coração da Amazônia, a primeira usina de energia do Brasil equipada com baterias de sódio. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, a instalação beneficiará cerca de 43 famílias por meio de ações que unem formação empreendedora, educação e saúde, articuladas pelo Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Agnello Bittencourt.

O projeto é resultado de uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que há 17 anos desenvolve iniciativas educacionais e socioambientais na região.

Estrutura e inovação

A usina inaugurada conta com:

  • 20 módulos fotovoltaicos de 375 Wp (potência total de 7,50 kWp)

  • 16 baterias de sódio (48V / 50Ah)

  • Capacidade total de armazenamento: 38,40 kWh

    Continua após a publicidade
    Anúncio

Essa é a primeira vez que baterias de sódio são utilizadas em uma usina de energia no país, marcando um avanço significativo para projetos de energia limpa e adaptada às condições de áreas remotas.

Energia como motor de transformação

A UCB Power já implantou mais de 60 mil sistemas entre soluções individuais (SIGFI) e microrredes (MIGDI), beneficiando mais de 240 mil pessoas em comunidades isoladas. Para a empresa, o acesso à energia vai além da eletrificação: é ferramenta essencial para garantir educação, saúde, alimentação e desenvolvimento econômico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários