A Expo Rondon 2025 segue movimentando o Parque de Exposições Álvaro Dias, em Marechal Cândido Rondon, com expressiva participação de empresas e instituições locais. A edição deste ano, que integra os festejos de 65 anos do município, reúne expositores de diversos segmentos, reforçando o compromisso com a inovação, o fortalecimento institucional e a valorização das histórias e talentos da comunidade.
Uma das principais atrações da feira é o estande da Copagril, que celebra seus 55 anos de fundação com uma proposta institucional que remete às origens da cooperativa. O destaque fica por conta do "Túnel do Tempo", instalado no Pavilhão do Agronegócio, onde os visitantes percorrem década por década da trajetória da Copagril, desde 1970 até os dias atuais.
De acordo com o presidente Eloi Darci Podkowa, a iniciativa busca homenagear os fundadores e reforçar a força da cooperativa junto aos associados, clientes e comunidade. Além do túnel, a Copagril está presente em outros dois espaços: no Centro de Eventos, com um estande institucional e interativo; e na área de máquinas, onde apresenta, junto a parceiros, novos equipamentos agrícolas.
Mais de 100 colaboradores estão envolvidos nas atividades da cooperativa durante o evento. “Queremos proporcionar um contato direto com o público, mostrar nossos serviços, produtos e tudo o que a Copagril representa no dia a dia da comunidade”, destacou o presidente.
A Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon (Area) também marca presença na Expo Rondon 2025 com uma programação voltada à responsabilidade social e à capacitação técnica. Um dos destaques é a apresentação do projeto arquitetônico da nova sede da APAE, marcada para sábado, às 18h30, resultado de parceria com a entidade.
A Area promove ainda palestras diárias com temas relacionados à engenharia, arquitetura e inovação, voltadas ao público profissional e à comunidade em geral. De acordo com o presidente Michel Lang, o estande também divulga as atividades do sistema Confea/Crea e incentiva o envolvimento das entidades com as demandas locais.
O Colégio Evangélico Martin Luter aposta na interatividade para atrair o público visitante. O estande da instituição apresenta brinquedos e atividades que envolvem ilusão de ótica, uso de espelhos e demonstrações práticas de princípios da física, em uma proposta lúdica e educativa.
Além das experiências sensoriais, o estande oferece pintura artística infantil e promove o sorteio de um patinete ao final do evento. “A ideia é que as pessoas não venham apenas para ver, mas para participar, interagir e se divertir aprendendo”, explicou o diretor da escola, professor Ildemar Kanitz.
A Expo Rondon 2025 destaca-se como ambiente propício para o fortalecimento dos laços entre empresas, instituições educacionais e a comunidade, incentivando parcerias e ampliando a visibilidade dos empreendimentos locais. Com ações que vão da memória institucional à inovação, a participação empresarial consolida-se como um dos pilares da feira.