Um helicóptero da Polícia Civil do Paraná (PCPR) chamou a atenção dos moradores de Marechal Cândido Rondon nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), ao sobrevoar a cidade em apoio a uma grande operação policial. A movimentação aérea integrou uma ação coordenada em sete municípios do Paraná e de Santa Catarina, voltada ao combate a uma organização criminosa envolvida com tráfico de entorpecentes.
A operação tem como foco o cumprimento de 65 mandados judiciais, sendo 34 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão. As ordens estão sendo executadas simultaneamente em Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Laranjeiras do Sul, Guarapuava (no Paraná), e Itajaí (em Santa Catarina). Além do helicóptero, cerca de 150 policiais civis e militares participam da ofensiva.
A operação é resultado de uma investigação que teve início há aproximadamente um ano. O inquérito aponta que o grupo criminoso movimentou mais de R$ 4,3 milhões, utilizando estruturas logísticas para distribuir mais de uma tonelada de drogas na região.
A mobilização desta terça-feira tem como objetivo desarticular a cadeia de atuação do grupo, atingindo membros que ocupam funções estratégicas no esquema.