A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Assistência Social e com apoio da PROEM, inicia nesta quarta-feira (16) o credenciamento para a emissão da Carteira Municipal de Acesso Inclusivo (CMAI). O atendimento será realizado também na quinta (17) e na sexta-feira (18), das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h, diretamente na Secretaria de Assistência Social, no prédio da prefeitura.
O cadastramento é voltado a pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla, além de indivíduos com transtornos do espectro autista (TEA), TDAH, dislexia e outras neurodivergências, bem como alunos da APAE. Quem já possui documento de identificação emitido por entidade oficial (como a Adefimar), está dispensado de realizar o novo registro.
A CMAI assegura ao titular e a até três acompanhantes o direito à entrada gratuita em todos os eventos públicos de cunho cultural e esportivo promovidos ou financiados pela prefeitura. Na hora do acesso, será exigida apresentação da carteira acompanhada de documento oficial com foto do beneficiário. Quando o acompanhante não constar no registro, é preciso levar declaração de responsabilidade assinada pelo titular ou por seu responsável legal.
A nova carteira conterá:
Nome completo, foto e CPF do beneficiário
Número de registro e especificação da condição, com base em laudo médico emitido há, no máximo, três anos
Nome de até três acompanhantes
Prazo de validade, selo oficial e assinatura da autoridade emissora
Durante a Expo Rondon, os portadores da CMAI terão entrada exclusiva pelo lado do portão principal do Estádio Valdir Schneider. Essa ação visa agilizar o fluxo de público e garantir acessibilidade plena aos eventos.