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Pais aprovam primeiro semestre do programa parceiro da escola

Pesquisa da Radar Inteligência aponta alta aprovação e recomendação do modelo no Paraná

Por: João Livi Fonte: Secretaria de Estado da Educação
07/07/2025 às 08h13
Pais aprovam primeiro semestre do programa parceiro da escola
Programa Parceiro da Escola tem mais de 86% de aprovação dos pais. (Foto: Hugo Silveira/SEED-PR)

Mais de 86% dos pais de estudantes das 82 escolas estaduais contempladas pelo programa Parceiro da Escola aprovaram as mudanças implementadas no primeiro semestre de 2025, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pelo instituto Radar Inteligência. Além disso, 84,2% afirmaram que recomendariam o modelo a outros responsáveis, e 92,2% reconheceram o cuidado da escola com os filhos.

Avaliação por região e gênero

  • Gênero: entre as mães, o índice de aprovação chega a 87,1%.

  • Regiões com maior aprovação:

    • Ponta Grossa: 94,9%

    • Toledo: 93,5%

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    • Londrina: 93,1%

    • Região Metropolitana Sul de Curitiba: 90,3%

    • Assis Chateaubriand: 90,0%

    • Maringá: 89,0%

  • Recomendação: Ponta Grossa (94,9%) e Assis Chateaubriand (93,4%) lideram entre as regionais.

O balanço semestral revela que o programa Parceiro da Escola vem promovendo avanços concretos na gestão educacional do Paraná, como esperávamos na formatação original. A combinação entre planejamento detalhado, uso estratégico de plataformas, participação da comunidade e estrutura descentralizada tem sido eficaz para transformar o cotidiano das escolas e fortalecer a qualidade da educação pública”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Impactos pedagógicos e administrativos
Desde janeiro, a iniciativa reduziu drasticamente as aulas vagas, um compromisso contratual das empresas parceiras e reforçou o acompanhamento pedagógico. Dados da Seed-PR mostram:

  • 99% das escolas não apresentaram aulas vagas após a implantação.

  • 67% registraram aumento nas observações pedagógicas em sala de aula.

  • 45% dos diretores passaram a participar mais ativamente de programas de formação continuada.

Em relação à infraestrutura, as partes responsáveis pela manutenção passaram a concluir reparos com mais agilidade, e 46% das unidades que demandavam intervenções estruturais já contam com planejamento para execução.

Avaliação de uniformes, kits e comunhão com a comunidade
A entrega gratuita de uniformes pelas empresas parceiras foi considerada “importante” ou “muito importante” por 97,9% dos entrevistados, enquanto 91,4% avaliaram como “ótimo” ou “bom” o fornecimento de materiais escolares. A pesquisa também indicou que 81,4% dos pais sabem que a escola de seus filhos integra o programa, com picos de 94,4% em Londrina e 83,4% em Curitiba.

Entre as principais mudanças positivas destacadas pelos pais estão:

  • Eliminação de aulas vagas;

  • Pinturas e reparos mais frequentes;

  • Consertos rápidos;

  • Melhorias na qualidade do ensino;

  • Aprimoramento da alimentação escolar.

Estrutura de governança
O Parceiro da Escola é coordenado pela Unidade Técnica de Convênios e Parcerias (UTCP) da Seed-PR, com equipes dedicadas a gestão, fiscalização, governança e comunicação nos 15 Núcleos Regionais de Educação (NREs). Quatorze articuladores regionais garantem suporte adaptado às especificidades locais e uso intensivo de tecnologia para coleta de dados via formulários digitais e relatórios de vistoria.

Perspectiva das direções escolares
Os diretores avaliaram positivamente aspectos essenciais ao funcionamento das unidades:

  • 99% aprovaram qualidade e quantidade da alimentação escolar;

  • 95% aprovaram a limpeza dos ambientes;

  • 92% constataram adequação dos produtos fornecidos pelas empresas parceiras;

  • 81% declararam-se “totalmente satisfeitos” com a participação dos coordenadores dos parceiros nas decisões escolares.

Exemplo de inclusão
No Colégio Estadual Maria Montessori, em Curitiba, o programa viabilizou a criação de uma Sala de Acomodação Sensorial para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O professor Bruno Luís Simão relata que o espaço proporciona suporte imediato durante crises de desregulação, permitindo o retorno ao convívio escolar. De acordo com a diretora Graziella Pia de Miranda, o ambiente tem impacto direto no aprendizado e na socialização desses alunos. A mãe de um estudante, Niceia Aparecida de Almeida, destaca que o filho passou a se alimentar e interagir melhor graças ao novo espaço.

Expansão e parcerias
O programa Parceiro da Escola, criado por lei estadual após projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais, selecionou 82 unidades em 34 municípios em dezembro de 2024. As escolas são geridas em parceria com três instituições especializadas:

  • Apogeu: 16 colégios em Curitiba, RMC, litoral e Guarapuava.

  • Tom Educação: 32 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba.

  • Impulso: 34 escolas nas regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC.

 

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