Terça, 01 de Julho de 2025
6°C 12°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Vereadores propõem recapeamento e reforço na malha viária

Sugestões envolvem tapa-buracos, troca de tampas de bueiros e recape em rua crítica

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
01/07/2025 às 13h11
Vereadores propõem recapeamento e reforço na malha viária
A sessão ordinária de 30 de junho de 2025 aconteceu no plenário Ariovaldo Luiz Bier da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, em que foram apresentadas as indicações. (Foto: Assessoria/Câmara Municipal)

Na sessão ordinária realizada em 30 de junho de 2025, no plenário Ariovaldo Luiz Bier, da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, os vereadores aprovaram duas indicações conjuntas que tratam de intervenções emergenciais em trechos urbanos seriamente danificados. As propostas concentram esforços em vias de grande circulação, a Avenida Expedicionário Otto Grings e a Rua Mem de Sá, e têm caráter de urgência diante de acidentes e dos transtornos que possam ser causados pelos pavimentos degradados.

Na Avenida Expedicionário Otto Grings os parlamentares confirmaram a existência de:

  • Fissuras profundas (até 15 cm), que se alargam em dias chuvosos, formando crateras e comprometendo o escoamento da água;
  • Tampas de bueiro danificadas ou deslocadas, criando valetas capazes de provocar acidentes com veículos e pedestres, especialmente à noite.

Destarte, através da Indicação nº 628/2025, de autoria dos vereadores Cristiano Luis Metzner (Suko) e Fernando Cesar S. do Nascimento (Fernando Nègre), propõe:

  • Operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico nas imediações do Edifício Ecológico e do Posto Tonin;

  • Substituição integral das tampas de bueiro entre a Avenida Expedicionário Otto Grings e a Rua Gernot Reuter. 
    O objetivo da indicação é para que seja feita a restauruação integral do pavimento, para reduzir riscos de acidentes e preservar a malha viária.

Outro trecho que recebeu atenção dos vereadores é o desgaste crítico na rua Mem de Sá, no trecho compreendido entre as Ruas Espírito Santo e Natal. Nesta região, segundo os parlamentares, o asfalto apresenta:

Continua após a publicidade
Anúncio
  • Ondulações acentuadas e buracos de até 20 cm, que acumulam água e atrapalham a circulação de veículos leves e pesados;

  • Riscos frequentes de danos a suspensões e pneus, onerando moradores e o transporte de cargas.

Diante disto, conforme a Indicação nº 636/2025, de autoria dos vereadores Luis Carlos da Silva (Carlinhos), Juliano Astor de Oliveira e Cleiton Rodrigo Freitag (Gordinho do Suco), propõe:

  • Remoção completa da camada asfáltica danificada e reforço da base granular;

  • Aplicação de nova camada de desgaste com material de alta resistência.
    A proposta com esta indicação é de assegurar trafegabilidade contínua, ampliar a durabilidade do pavimento e reduzir o índice de acidentes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários