Nesta quinta-feira (26/06), a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon recebeu o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira. Em reunião com o prefeito Adriano Backes, o vice Vanderlei Sauer e lideranças locais, o coronel detalhou o planejamento operacional para os próximos seis meses, abordando desde a retomada de obras paralisadas até o reforço no efetivo policial.
Em entrevista coletiva que prestou para a Imprensa local, o coronel Hudson destacou das ações que estão sendo desencadeadas na região.
“Ontem lançamos, pela Polícia Militar e pelo Comando de Missões Especiais, uma operação integrada que seguirá até o fim do ano”, explicou Hudson. Após agenda em Itacabel, o secretário aproveitou a proximidade para ouvir as demandas de Rondon e reunir os comandos de fronteira e unidades vizinhas. O objetivo é consolidar um plano estratégico que abranja policiamento preventivo, inteligência e ações especiais na região.
Ao ser questionado sobre a obra do batalhão de fronteira, suspensa por entraves legais e burocráticos, Hudson afirmou que “estamos acompanhando com nossa engenharia e vamos concluir o serviço, ainda que parcialmente, para atender à Polícia Militar e ao município”. A retomada, segundo ele, trará mais estrutura à base da PM na fronteira.
Outra pauta foi a possível construção de uma unidade penal em Rondon. “Discutiremos viabilidade de local e encaminharemos junto à Polícia Penal e às secretarias municipais”, afirmou o secretário. A iniciativa visa reforçar a segurança, garantir cumprimento de pena e promover ressocialização: “municípios podem usar presos em serviços comunitários, como limpeza de ruas”, lembrou Hudson.
O reforço operacional será complementado por contratações: “O governo Ratinho Júnior lançou concurso para 2 000 policiais militares, prova marcada para este domingo, além de 600 bombeiros, agentes penais e novos peritos da Polícia Científica”. Desde 2019, o Estado já soma mais de 5 000 profissionais na segurança pública.
O prefeito Adriano Backes destacou a importância da parceria com a SSP-PR: “agradecemos a atenção do coronel Hudson, que nos atendeu duas vezes em Curitiba para tratar da cadeia cidadã e de outras demandas locais”. Backes também valorizou o trabalho do Batalhão da Fronteira, “unidade que tem realizado ótimo serviço no município”.
Gostou desta matéria? Compartilhe ela com seus familiares e amigos. Especiais Digital está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe boas notícias: WHATSAPP