Agentes de viagens, guias e profissionais do setor turístico contam agora com uma ferramenta estratégica para promover os destinos paranaenses: o Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos do Viaje Paraná. O material reúne 249 produtos distribuídos em 132 municípios, organizados em 15 regiões turísticas do Estado, com foco na qualificação e comercialização de experiências em diferentes segmentos do turismo.
Com critérios técnicos baseados em tendências nacionais e internacionais, o portfólio apresenta destinos e atrativos turísticos nos segmentos de turismo rural, náutico e pesca, saúde e bem-estar, gastronômico, sol e praia, cultural, ecoturismo e aventura, sobre rodas, negócios e eventos, além do turismo religioso. A proposta é oferecer aos profissionais da área uma visão clara e atualizada sobre os principais produtos turísticos do Paraná, com foco em dados confiáveis e estruturados.
“Esse portfólio representa um ganho para o Paraná, pois mostra que o Estado está organizado na promoção dos seus destinos. É muito importante que os profissionais da área tenham em mãos um documento que os norteie para atender aos seus clientes do Brasil e até internacionais”, afirma o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
O levantamento e a validação das informações foram conduzidos pela equipe de Segmentação do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná, com base em mapeamento prévio realizado pela Secretaria de Turismo do Estado. O catálogo conta com mapas, perfis de visitantes, detalhamento das experiências e informações como reputação online, certificações e infraestrutura de cada destino.
“Esse catálogo vai ser fundamental para uma série de engrenagens que fazem o turismo funcionar, graças à precisão e qualidade das informações disponíveis”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. Segundo ele, a publicação se torna uma ferramenta útil tanto para agências interessadas em comercializar destinos quanto para gestores públicos e privados que atuam diretamente nos atrativos.
Entre os destaques do material, está a seção dedicada ao turismo religioso, que traz 40 produtos turísticos organizados com base em perfis de viajantes (peregrinos, romeiros e visitantes), além de dados sobre renda, faixa etária, consumo médio e comportamentos. O público predominante, por exemplo, é formado por mulheres entre 50 e 65 anos, com gasto individual de até R$ 200 por dia.
Outro segmento abordado é o turismo náutico e pesca, com locais como a Baía de Antonina, o Lago de Itaipu e a Represa de Chavantes. Já o turismo de negócios e eventos apresenta 27 espaços aptos a receber feiras, congressos e grandes eventos, além de informações sobre as ações dos Conventions Bureaux e do setor M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
O portfólio contempla somente destinos e produtos turísticos com estrutura mínima de hospedagem, alimentação, transporte e serviços de agenciamento. A proposta é garantir que o turista encontre, em cada experiência listada, qualidade e organização, além de atualizações regulares do conteúdo com base na evolução do setor.
“É um material muito prático, com mapas e informações bastante segmentadas, o que facilita bastante na busca dos profissionais da área. É possível ter uma clareza maior do que é o Paraná com relação ao turismo em todos esses segmentos”, avalia Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
Criado em 2023 pelo Governo do Estado, o Viaje Paraná é o único serviço social autônomo do Brasil com foco exclusivo na promoção comercial do turismo. A elaboração do portfólio reforça o posicionamento do Paraná como destino plural e preparado para atender diferentes perfis de visitantes, inclusive com crescimento já perceptível: em 2025, o Estado recebeu 584 mil turistas estrangeiros, um aumento de 26,2% em relação ao ano anterior.