A construção de uma educação infantil mais sensível, inclusiva e focada no desenvolvimento da linguagem desde os primeiros anos foi o centro das discussões do Seminário LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, realizado na última sexta-feira (30) em Maripá. O encontro reuniu lideranças educacionais de Palotina e Maripá, selando a conclusão de uma importante etapa formativa voltada aos professores da rede municipal.
A comitiva de Palotina foi composta pela vice-prefeita Judith Sendtko, pela secretária municipal de Educação e Cultura, Marinês Marafon Kuki, e pela diretora de Educação, Maria Paula Zuchetti. Elas acompanharam a apresentação dos resultados alcançados ao longo de dez meses de formação continuada, que contou com encontros virtuais e presenciais, realizados nas duas cidades.
A formação integra o programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), uma iniciativa nacional construída em colaboração entre a União, estados, municípios e universidades públicas. O objetivo é garantir que práticas pedagógicas eficazes assegurem às crianças o direito à leitura e à escrita desde a primeira infância.
Durante o seminário, foram compartilhadas experiências, desafios e avanços vivenciados pelas educadoras participantes. A proposta do LEEI vai além do ensino da escrita e leitura: busca transformar as práticas em sala de aula, colocando a criança no centro do processo educativo, respeitando suas singularidades e fortalecendo a relação com a linguagem de forma ética, sensível e intencional.
O evento também contou com a participação da vice-prefeita de Maripá, Analice Pandini, da secretária de Educação Nilva Moreira Costa, do presidente da Câmara, Ivanildo Kerkhoven, e do vereador Jony Neilton Zilz, além de educadores, gestores e equipes pedagógicas de ambos os municípios.
Fortalecimento regional da educação
A troca de experiências entre Palotina e Maripá demonstra como a colaboração entre municípios pode gerar impactos positivos na qualidade da educação infantil. A união de esforços permite que metodologias inovadoras sejam implementadas de maneira mais efetiva, beneficiando diretamente o desenvolvimento das crianças.
Sobre o LEEI
O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem abrangência nacional e oferece formação continuada para profissionais da educação infantil. A proposta foca na promoção da oralidade, da leitura e da escrita em crianças de 0 a 6 anos, garantindo que, desde os primeiros anos, elas tenham contato com práticas que desenvolvem a linguagem como direito fundamental. A iniciativa conta com o apoio de universidades públicas e é construída em regime de colaboração entre os entes federativos.