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CCR PRVias assume rodovias no Paraná com promessa de investimento bilionário e melhorias imediatas

Nova concessionária inicia operação em 569 quilômetros com estrutura de atendimento e obras previstas para os próximos 30 anos

Por: João Livi Fonte: Governo do Paraná
15/05/2025 às 14h28 Atualizada em 15/05/2025 às 14h35
CCR PRVias assume rodovias no Paraná com promessa de investimento bilionário e melhorias imediatas
CCR PRVias inicia gestão de 569 km de rodovias no Paraná com ambulâncias, guinchos e bases de atendimento 24h, além de R$ 16 bilhões em investimentos previstos até 2055. (Foto: Rodrigo Félix Leal/SEIL-PR)

A partir desta sexta-feira (16), os motoristas que trafegam por trechos estratégicos do Paraná passam a contar com uma nova gestão rodoviária. A CCR PRVias iniciou oficialmente a operação do Lote 3 das Rodovias Integradas do Paraná, que compreende 569 quilômetros de vias federais e estaduais, incluindo trechos das BRs 369, 373, 376 e PRs 090, 170, 323 e 445. A nova fase marca uma etapa importante da reestruturação do modelo de concessões rodoviárias no Estado.

O evento de lançamento contou com a presença dos secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Guto Silva (Cidades), que destacaram a expectativa por melhorias significativas na infraestrutura viária e no atendimento ao usuário.

Atendimento ao usuário será 24h e com frota especializada

A CCR PRVias inicia suas atividades com uma estrutura robusta de suporte aos motoristas. Serão 60 viaturas em operação, incluindo:

  • 13 viaturas de inspeção de tráfego,

  • 7 guinchos leves e 5 pesados,

  • 4 caminhões-pipa para combate a incêndios,

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  • 3 viaturas para captura de animais,

  • 3 veículos de supervisão de pista,

  • 12 ambulâncias, sendo 4 de suporte avançado (USA).

O atendimento será reforçado por 13 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), funcionando 24 horas por dia. Esses pontos oferecerão banheiros, água potável, internet, telefonia e totens de atendimento, além de uma central telefônica pelo número 0800 376 0000 e um aplicativo com informações em tempo real.

Fim da operação direta do DER no Lote 3

Com o início da concessão, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) deixa de prestar serviços nesse trecho. Desde 2022, o DER havia realizado mais de 37 mil atendimentos, com investimento superior a R$ 100 milhões. A atuação do órgão permanece apenas nos trechos que ainda não foram concedidos, referentes aos lotes 4 e 5 do antigo Anel de Integração.

Investimentos e obras estruturantes

A concessão do Lote 3 prevê investimentos da ordem de R$ 16 bilhões ao longo de 30 anos. Esse valor será aplicado em obras de duplicação, modernização, faixas adicionais, novos contornos e tecnologias para monitoramento e segurança.

A área de atuação cobre 22 municípios paranaenses, ligando o Norte do Estado ao Porto de Paranaguá pela BR-277. As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova. .

Entre os destaques das obras previstas estão:

  • 132 quilômetros de duplicações;

  • 24,6 quilômetros de faixas adicionais;

  • Contorno de Apucarana (13,8 km) e Contorno de Califórnia (5 km);

  • Dois novos contornos em Ponta Grossa:

    • Contorno Norte (14,65 km, entre BR-376 e BR-373);

    • Contorno Leste (27,7 km, entre BR-373 e PR-151);

  • Duplicação de 52,58 km da BR-376, entre Mauá da Serra e Ponta Grossa, passando por Ortigueira e Imbaú.


Expansão do modelo para outras regiões

A nova concessão no Lote 3 ocorre em paralelo ao início da operação da EPR Iguaçu, empresa responsável pelo Lote 6, no Oeste e Sudoeste do Paraná. A proposta do governo estadual é descentralizar a gestão das rodovias e estabelecer contratos com metas claras de investimentos e melhorias.

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