Em alusão aos 25 anos do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, Marechal Cândido Rondon promoverá, no próximo dia 15 de maio, uma capacitação voltada à rede de atendimento para discutir estratégias de acolhimento e proteção de vítimas. A data, instituída pela Lei Federal 9.970/00, é um marco nacional na luta pelos direitos da infância e adolescência.
A formação será realizada na sala do Tribunal do Júri da Unioeste e terá como tema central a "Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência". O evento contará com a presença do psicólogo e professor Rudinei Luiz Beltrame, especialista na área.
Organizado pela Secretaria de Assistência Social do município, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), o encontro tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam diretamente com o público infantojuvenil. A ênfase será no correto fluxo de atendimento e na aplicação dos protocolos exigidos por lei, fortalecendo a rede de proteção e promovendo um ambiente mais seguro para vítimas ou testemunhas de violência.
A urgência do tema se justifica pelos múltiplos fatores de vulnerabilidade que afetam crianças e adolescentes, os quais são ainda mais agravados por desigualdades sociais, econômicas e culturais. O evento pretende, portanto, não apenas capacitar tecnicamente, mas também sensibilizar os profissionais para o acolhimento humanizado e eficiente.
As inscrições para a capacitação estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever através do link: https://www.even3.com.br/escuta-protegida-marechal.