Sexta, 09 de Maio de 2025
19°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Nova cadeia pública pode ser construída fora do centro de Marechal Rondon

Reunião entre gestores municipais e representantes do Depen-PR fortalece plano de realocação da atual unidade prisional

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
09/05/2025 às 13h16
Nova cadeia pública pode ser construída fora do centro de Marechal Rondon
Reunião realizada na Prefeitura Municipal, onde estiveram presentes representrantes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen-PR) e da administração municipal. (Foto: Assessoria/Prefeitura)

Uma nova unidade prisional pode ser construída em Marechal Cândido Rondon, distante da região central da cidade. A proposta foi discutida na última quinta-feira (8), durante reunião entre agentes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen-PR) e representantes da administração municipal.

O encontro ocorreu na prefeitura e contou com a presença do prefeito Adriano Backes, do vice-prefeito Vanderlei Sauer e do secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Carlton Hennig. Representando o Depen-PR, participaram Thiago Correia (coordenador regional), Alexandre Augusto Olmedo (chefe das cadeias da regional de Cascavel), Clovis Lemos (representante da coordenação estadual), Luiz Carlos Giublin Júnior (engenheiro) e Paulo Roberto Lorenz (gestor da cadeia pública local).

O foco da conversa foi a possível construção de uma nova cadeia pública em uma área mais afastada da zona urbana. A medida visa transferir os detentos atualmente custodiados no centro da cidade, com o objetivo de aumentar a segurança para a população e modernizar a infraestrutura prisional.

Após a reunião, a comitiva visitou o terreno sugerido para abrigar a nova unidade e também esteve na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), onde foi recebida pelo diretor-executivo Fábio Alexandre Regelmeier.

A equipe do Depen visitou uma das possíveis áreas.

A iniciativa ganhou respaldo após articulações entre diferentes entidades do município. Representantes do Conselho da Comunidade, do Conselho de Segurança, do Ministério Público e da Acimacar estiveram recentemente em Curitiba, em reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira. Na ocasião, foi firmado um compromisso: a prefeitura ficará responsável por ceder o terreno, enquanto o Governo do Paraná assumirá a construção da nova cadeia.

A expectativa é de que, com a união de esforços entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada, o projeto avance para a fase de planejamento técnico e orçamentário. A proposta é tratada como prioridade para resolver problemas estruturais e de segurança da atual unidade, localizada em uma área urbana consolidada.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários