Sexta, 09 de Maio de 2025
19°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Congregação Evangélica Luterana Alvorada celebra 25 anos 

Congregação comemora sua trajetória de crescimento e compromisso com a comunidade, com ações que impactam milhares de pessoas em Marechal Cândido Rondon e região

Por: João Livi
07/05/2025 às 08h11 Atualizada em 07/05/2025 às 11h16
Congregação Evangélica Luterana Alvorada celebra 25 anos 
Igreja sede da Comunidade Evangélica Luterana Alvorada, de Marechal Cândido Rondon. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A Comunidade Evangélica Luterana Alvorada celebra, em maio de 2025, um marco significativo: 25 anos de fundação. Mais do que uma data comemorativa, o jubileu de prata representa uma trajetória marcada por fé, trabalho voluntário e intensa atuação social, que ultrapassa os limites do bairro Alvorada e alcança toda Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos.

Fundada a partir da união de grupos de estudo bíblico que pertenciam à Congregação Cristo do Centro, a Comunidade Luterana Alvorada nasceu da percepção de que era necessário atender com mais proximidade as necessidades espirituais e sociais dos moradores dos bairros Alvorada, Ana Neusa e arredores. “Foi um movimento espontâneo das pessoas que participavam dos estudos bíblicos. A necessidade de ter um espaço próprio era evidente”, relembra o pastor Alfredo Bischoff, primeiro pastor efetivo da congregação, que assumiu o ministério há 23 anos e segue na função até hoje.

Pastor Alfredo Bischoff.

Antes da construção do templo, os cultos eram realizados em escolas como Érico Veríssimo e Colégio Cenecista David Carneiro (hoje Paulo Freire). A construção da igreja só foi possível graças ao engajamento de famílias como Lüdke, Behein, Fenner, Vorpagel,Pfluck, Janke, Figur, Radke, Muller, Lang, Becker, Buchardt  e tantas outras, que não mediram esforços para arrecadar recursos, adquirir o terreno e levantar o templo — inaugurado oficialmente em 2002.

Hoje, a igreja reúne cerca de 200 famílias, totalizando mais de 600 membros. O crescimento da congregação não se refletiu apenas em números, mas também em estrutura e impacto social. Há dez anos foi concluído um pavilhão multifuncional com quadra esportiva, salas, palco e espaço para eventos. Com isso, a igreja passou a sediar atividades culturais, esportivas e assistenciais de forma mais ampla.

A atuação social da Comunidade Luterana Alvorada é um dos pilares de sua missão. São cerca de 10 a 12 projetos sociais em andamento, que vão desde a distribuição de cestas básicas, roupas e calçados, até o reaproveitamento de móveis e utensílios domésticos, encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade. A comunidade também realiza cortes de cabelo em creches de bairros carentes, contribui com o meio ambiente por meio da coleta de óleo de cozinha usado e desenvolve trabalhos psicológicos com atendimento voluntário de profissionais.

Projetos com crianças e adolescentes são destaque. Através de atividades como escolinha bíblica, esportes (futsal e voleibol), danças germânicas e teatro, a igreja oferece alternativas saudáveis para jovens e contribui para sua formação integral. Um dos projetos mais significativos é o teatrinho itinerante que percorre escolas municipais, creches e instituições como a APAE. “Só essa ação chega a mais de 4 mil crianças por ano, além de envolver professores e famílias”, relata o pastor Alfredo.

Continua após a publicidade
Anúncio

A congregação realiza três cultos semanais: às quartas às 19h, aos sábados às 19h30 e aos domingos às 18h30. Além disso, mantém o apoio de pastores visitantes e do pastor Mário, que atua atualmente na congregação e se prepara para integrar oficialmente o quadro de pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Olhando para o futuro, a comunidade já projeta novos passos: iniciou a formação de uma nova congregação no bairro Boa Vista, onde já adquiriu um terreno com o objetivo de construir um novo templo. “É uma região em franca expansão e queremos estar presentes para acompanhar essa comunidade que cresce”, afirma o pastor.

Como parte das comemorações dos 25 anos, diversas ações especiais foram planejadas. Um dos destaques foi a abertura da Pedra Fundamental do templo, com a revelação de materiais guardados há 25 anos. Em breve, ela será fechada novamente, desta vez com novos registros do tempo atual. Outro momento especial será o show do cantor Carlos Magrão, no dia 10 de maio, no Centro de Eventos da Casa Cultural, com entrada gratuita e oferta voluntária. “Será um momento para celebrarmos juntos com a comunidade que sempre esteve ao nosso lado”, destaca Bischoff.

A publicação de um livro com peças de teatro criadas e apresentadas ao longo dos anos também está entre os projetos para marcar este jubileu. O objetivo é registrar e compartilhar a produção cultural desenvolvida pela igreja, fruto do envolvimento de voluntários e do estímulo à criatividade, especialmente entre os jovens.

Ao longo de sua história, a Comunidade Luterana Alvorada se consolidou como uma referência de fé ativa, que ultrapassa os muros do templo para transformar a vida das pessoas. “Nossa gratidão é imensa por todos que construíram, constroem e continuarão a construir essa história. É uma obra de Deus feita com mãos humanas, com dedicação, com amor ao próximo e com um forte senso de comunidade”, conclui o pastor Alfredo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários