Sábado, 10 de Maio de 2025
19°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Mobilização histórica leva Marechal Cândido Rondon a Brasília em busca de campus do IFPR

Comitiva reúne lideranças políticas, empresariais e sociais para apresentar proposta robusta ao Ministério da Educação e reforçar o potencial regional de transformação educacional

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
05/05/2025 às 10h56
Mobilização histórica leva Marechal Cândido Rondon a Brasília em busca de campus do IFPR
A comitiva rondonense irá reivindicar o campus do IFPR junto ao Ministério da Educação. (Foto: Divulgação)

Um movimento articulado, robusto e respaldado por diversas instituições públicas e privadas de Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos estará nesta terça-feira (6) a Brasília (DF) com um objetivo claro: sensibilizar o Ministério da Educação para a instalação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na cidade. A proposta é audaciosa, mas vem acompanhada de um cenário político favorável, apoio popular consolidado e um pacote de compromissos concretos assumidos pelo poder público local.

A reunião principal ocorre no final da tarde com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. Na bagagem, a comitiva leva moções de apoio de mais de vinte entidades, incluindo Prefeituras, Associações Comerciais e cooperativas como Copagril e Frimesa, além de sindicatos, clubes de serviço e representantes da indústria e do comércio. O conjunto de adesões reforça que o pedido não é isolado, mas sim o reflexo de uma mobilização regional em torno do fortalecimento da educação técnica e superior no Oeste do Paraná.

O prefeito Adriano Backes, que integra a comitiva, já anunciou o compromisso formal do Município em disponibilizar uma área de 50 mil metros quadrados para a implantação do novo campus. “Essa é uma prioridade estratégica para o futuro da nossa juventude e da economia local”, destacou o gestor, que também deve participar de agenda paralela com a ministra das Relações Institucionais, deputada federal Gleisi Hoffmann.

Representando o Poder Legislativo, participam os vereadores Valdir Sachser (Valdirzinho) e Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton), da Mesa Diretora, além de Fernando Négre, Juliano Oliveira e Rodrigo Pulga (Verde), da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia. Segundo Négre, a ida à capital federal é desdobramento direto de uma reunião realizada em fevereiro com o reitor do IFPR, Adriano Viana Pereira, que agora também acompanha a comitiva. “O clima é de total otimismo”, pontuou o vereador.

Para a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Geovana Krause, a proposta representa a consolidação de um antigo sonho da comunidade. A entidade, junto de seus ex-presidentes Paulo Grenzel e Carla Rieger, e do gerente-executivo Marcelo Ewerling, também participa das articulações. Há mais de dez anos, a Acimacar defende institucionalmente a instalação de um campus do IFPR como ferramenta para desenvolver mão de obra qualificada e frear o êxodo dos jovens que deixam o município em busca de formação técnica e superior.

Além da proposta educacional, o campus deverá atender, de forma prioritária, às demandas dos setores agrícola, industrial e da área de Pedagogia, pilares centrais da economia e da formação social da região. A presença do deputado federal Elton Welter na reunião contribui para ampliar o diálogo com o governo federal e consolidar o pleito.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com o engajamento de municípios como Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, a iniciativa ultrapassa fronteiras administrativas e assume contornos regionais, evidenciando um esforço conjunto e apartidário. Entre os apoiadores estão Sicoob, Cresol, Sooro, Alibra, Rotary Clubs, Loja Maçônica Tiradentes, JCI, Sindicato Rural, Sindicomar, CAPA, Acempre, Sismetro, Acan, ACDR, entre outras entidades que veem no IFPR uma ponte para o desenvolvimento sustentável.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários