Sábado, 03 de Maio de 2025
19°C 26°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Vereador pede CMEI para o Bairro Boa Vista

Durante sessão legislativa, foram apresentados requerimentos e indicações que vão desde melhorias na mobilidade urbana até fiscalização de contratos públicos e a busca por um novo CMEI no Bairro Boa Vista

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
29/04/2025 às 10h51
Vereador pede CMEI para o Bairro Boa Vista
O vereador Fernando Nègre. (Foto: Assessoria/Câmara Municipal)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, realizada na última segunda-feira (28), o vereador Fernando Cesar S. do Nascimento (Fernando Nègre), apresentoue diversas proposições voltadas ao exercício da fiscalização do poder público e a busca por melhorias estruturais e educacionais para o município.

Entre os requerimentos aprovados,está o de nº 169/2025, no qual o vereador solicita que sejam encaminhados ofícios ao deputado federal Elton Welter e ao prefeito Adriano Backes com o objetivo de viabilizar, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2025), a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Bairro Boa Vista. A proposta tem como base a necessidade de ampliar o atendimento na educação infantil, diante da crescente demanda por vagas para crianças de zero a cinco anos. O requerimento cita a proposta nº 26298004361/2025 já cadastrada no programa federal, e sugere que sua priorização representaria um avanço significativo, ao mesmo tempo em que aliviaria o orçamento municipal.

Além disso, Nègre também protocolou o requerimento nº 164/2025, no qual solicita informações detalhadas à Prefeitura sobre o processo licitatório e a execução da obra de reforma da quadra esportiva da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto. Segundo o vereador, mesmo após recente intervenção, a quadra apresenta bolhas na pintura e buracos na cobertura, o que levanta dúvidas sobre a qualidade da obra e o uso correto dos recursos públicos. O pedido inclui a entrega de documentos relacionados à licitação, contratos e notas de empenho, reafirmando o compromisso do Legislativo com a transparência e o controle dos gastos públicos.

Outro ponto sensível abordado por Nègre foi a mobilidade urbana. Por meio do requerimento nº 165/2025, ele questiona o Executivo sobre a possibilidade de criação de uma nova via de acesso ao Bairro São Francisco, que atualmente depende de duas entradas, sendo que uma delas é gerida por empresa privada. O vereador solicitou esclarecimentos sobre a existência de estudos ou projetos em andamento, etapas de execução, intenção de municipalização da via e se há contrato entre a Prefeitura e a empresa que cede o acesso. A proposta busca atender a uma antiga reivindicação da comunidade local, que enfrenta limitações no deslocamento diário.

Complementando as ações da noite, Fernando Nègre também apresentou a indicação nº 377/2025, sugerindo a implantação de travessias elevadas para pedestres em frente ao supermercado Max Atacadista, na Avenida Irio Jacob Welp. A justificativa se baseia no intenso fluxo de pedestres, ciclistas e veículos, além de manifestações de moradores preocupados com a segurança no local. Segundo o vereador, a proposta busca não apenas garantir maior proteção, mas também ordenar o tráfego e reduzir a velocidade dos automóveis.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários