Com foco em soluções sustentáveis e estruturais para o saneamento básico de Marechal Cândido Rondon, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estiveram nesta semana em Foz do Iguaçu para alinhar ações estratégicas com a Itaipu Binacional. O encontro teve como pauta principal a preservação da microbacia do rio Arroio Fundo e a expansão da rede de esgoto no município.
Participaram da reunião o diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier; a assessora de Programas e Projetos, Sandra Lamb; o engenheiro civil Carlos Eduardo Kozerski; e o diretor do Departamento Administrativo e Financeiro, Rudi Bahr. Eles foram recebidos pelo superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Gilmar Secco.
Durante o diálogo, foi apresentado um plano para a formalização de parceria técnico-financeira entre as instituições, com o objetivo de recuperar e proteger de forma permanente a microbacia do Arroio Fundo, área considerada estratégica para a captação de água que abastece Marechal Cândido Rondon.
Segundo os representantes do SAAE, essa articulação se torna ainda mais urgente diante do início das obras da nova rede adutora e da Estação de Tratamento de Água (ETA), que visam aumentar a eficiência na captação e no tratamento da água. A recuperação da microbacia é essencial para garantir a sustentabilidade da nova estrutura que está sendo implantada.
Outro ponto discutido foi a possibilidade de captar recursos a fundo perdido para a ampliação da rede coletora de esgoto do município. O projeto apresentado prevê a execução de novas etapas de cobertura, com impacto direto na saúde pública, na qualidade de vida da população e na preservação dos recursos hídricos.