Domingo, 13 de Abril de 2025
18°C 22°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Rodovia entre Novo Três Passos e Esquina Bandeirantes recebe nome de pioneiro rondonense

Projeto de lei aprovado por unanimidade homenageia Mario Kemfer, figura emblemática do desenvolvimento comunitário local

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
09/04/2025 às 09h25
Rodovia entre Novo Três Passos e Esquina Bandeirantes recebe nome de pioneiro rondonense
odovia Municipal Mario Kemfer. (Foto: Divulgação)

O município de Marechal Cândido Rondon acaba de eternizar a trajetória de um de seus pioneiros. Foi aprovado de forma definitiva pelo Poder Legislativo o Projeto de Lei nº 5/2025, que atribui o nome de Rodovia Municipal Mario Kemfer à estrada que conecta o distrito de Novo Três Passos à comunidade de Linha Esquina Bandeirantes. A proposta, de autoria do vereador Marcos Spohr (Sargento Spohr), segue agora para sanção e publicação pelo Executivo Municipal.

A homenagem reconhece a contribuição significativa de Mario Kemfer para o desenvolvimento regional. “Mario Kemfer foi pioneiro rondonense, hoje reconhecido por sua trajetória de esforços que contribuíram para o progresso do município”, destacou o vereador Sargento Spohr ao justificar a iniciativa, aprovada por unanimidade entre os legisladores.

O pioneiro Mário Kemfer (in memorian).

A trajetória 

Natural de Palmeiras (RS), Mario Kemfer nasceu em 12 de setembro de 1936, filho de José Felipe e Catarina Kemfer. Casou-se em 1959 com Edithe Warken Kemfer e, no mesmo ano, mudou-se para o distrito de Novo Três Passos, onde iniciou sua marcante atuação comunitária.

Em 1963, foi um dos líderes na abertura da estrada que hoje leva seu nome. À época, o trajeto entre Novo Três Passos e Esquina Bandeirantes era coberto por mata densa e praticamente intransitável, existindo apenas uma trilha rudimentar. Com dedicação, Mario e outros moradores trabalharam na construção do acesso, iniciativa fundamental para a integração e o crescimento da região.

Após a conclusão da estrada, ainda em 1963, a família Kemfer passou a residir na Linha Esquina Bandeirantes, onde o pioneiro seguiu ativo em diversas frentes. Em sua propriedade, construiu um campo de futebol que se tornou ponto de encontro da comunidade. Além disso, teve papel importante na vida religiosa local, exercendo a presidência da Igreja Exaltação da Santa Cruz em 1975. Durante sua gestão, coordenou a construção de uma nova sede da igreja, inaugurada em 1977 e ainda em funcionamento.

Mario também integrava o coral da paróquia e foi um dos fundadores do grupo de idosos da região. Sua atuação comunitária seguiu mesmo após mudar-se para o bairro Botafogo, na sede do município, em 1992. Lá, envolveu-se com o Clube Amizade, a comunidade Maria Mãe da Igreja e o Clube de Idosos Amor e União, do distrito de onde viera.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ele e Edithe Warken construíram uma família com seis filhos: Bernadete, Helena, Jorge, Ricardo, Salete e Iara. Mario Kemfer faleceu em 2 de maio de 2007, deixando um legado de participação, trabalho e união.

Reconhecimento público  

A denominação da rodovia é um gesto simbólico e permanente de reconhecimento a quem, com esforço coletivo e visão comunitária, contribuiu com o progresso de Marechal Cândido Rondon em seus primeiros anos de formação. Para os moradores de Novo Três Passos e Esquina Bandeirantes, a nova nomenclatura reafirma a importância de lembrar e valorizar quem ajudou a abrir caminhos — literalmente — para o futuro da cidade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários