Sábado, 23 de Novembro de 2024
22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Paranaense Bárbara Domingos faz história na ginástica rítmica em Paris 2024

Foi a primeira vez que uma ginasta rítmica brasileira chegou à final da competição.

Por: João Livi Fonte: AEN
09/08/2024 às 01h54
Paranaense Bárbara Domingos faz história na ginástica rítmica em Paris 2024
Bárbara Domingues. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

A ginasta paranaense Bárbara Domingos (Babi), de 24 anos, conquistou um feito histórico na Olimpíada de Paris 2024, ao alcançar o 10º lugar na final do individual geral da ginástica rítmica. Este resultado marca o melhor desempenho de uma ginasta brasileira na história dos Jogos Olímpicos, superando o anterior 23º lugar de Natália Gaudio na Rio 2016. Bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), Babi treina no ginásio da Secretaria de Estado do Esporte em Curitiba e tem uma trajetória repleta de conquistas.

 

Na fase preliminar, Bárbara obteve a somatória de 129.750 pontos, posicionando-se em oitavo lugar entre 24 atletas. Na final, sua apresentação começou com o arco, onde obteve 29.600 pontos, seguida pela bola com 33.200 pontos, maças com 31.200 pontos e fitas com 29.100 pontos, totalizando 123.100 pontos. Suas notas nas maças e fitas melhoraram em relação à classificação inicial, destacando seu desempenho excepcional.

 

Bárbara não só é a primeira ginasta brasileira a chegar à final olímpica como também estabeleceu uma série de marcos na modalidade. Ela foi a primeira a disputar uma final de Mundial, a ganhar uma medalha no circuito internacional e a conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Recentemente, ela ganhou bronze na etapa da Copa do Mundo da Romênia.

 

A trajetória de Babi inclui uma superação notável após uma lesão no quadril em 2021, que resultou em cirurgia e seis meses de reabilitação. Além de seu sucesso individual, a atleta foi destacada em uma reportagem especial da série “Geração Olímpica e Paralímpica - Paris 2024” da AEN, que enfatiza o impacto das bolsas no desempenho dos atletas.

 

O programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), criado pelo Governo do Paraná em 2011, é o maior programa estadual de incentivo ao esporte, com patrocínio da Copel. Neste ano, Bárbara recebeu uma bolsa especial Olimpo, no valor de R$ 3 mil por mês, voltada para atletas dos Jogos de Paris 2024.

 

No conjunto da ginástica rítmica, o grupo brasileiro, composto por Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges, terminou em 9º lugar devido a uma lesão de Victória, não conseguindo avançar para a final.

 

Outros paranaenses também brilharam em Paris: Júlia Soares, bolsista do GOP, conquistou bronze na ginástica artística por equipes, marcando o primeiro pódio olímpico coletivo do Brasil na modalidade. O skatista curitibano Augusto Akio também trouxe uma medalha de bronze na modalidade skate park, treinando no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNTSK8) em Curitiba.

 

Especiais Digital está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe boas notícias: Whatsapp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários