Sábado, 19 de Abril de 2025
19°C 22°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Paranaense Bárbara Domingos faz história na ginástica rítmica em Paris 2024

Foi a primeira vez que uma ginasta rítmica brasileira chegou à final da competição.

Por: João Livi Fonte: AEN
09/08/2024 às 13h54
Paranaense Bárbara Domingos faz história na ginástica rítmica em Paris 2024
Bárbara Domingues. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

A ginasta paranaense Bárbara Domingos (Babi), de 24 anos, conquistou um feito histórico na Olimpíada de Paris 2024, ao alcançar o 10º lugar na final do individual geral da ginástica rítmica. Este resultado marca o melhor desempenho de uma ginasta brasileira na história dos Jogos Olímpicos, superando o anterior 23º lugar de Natália Gaudio na Rio 2016. Bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), Babi treina no ginásio da Secretaria de Estado do Esporte em Curitiba e tem uma trajetória repleta de conquistas.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Na fase preliminar, Bárbara obteve a somatória de 129.750 pontos, posicionando-se em oitavo lugar entre 24 atletas. Na final, sua apresentação começou com o arco, onde obteve 29.600 pontos, seguida pela bola com 33.200 pontos, maças com 31.200 pontos e fitas com 29.100 pontos, totalizando 123.100 pontos. Suas notas nas maças e fitas melhoraram em relação à classificação inicial, destacando seu desempenho excepcional.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Bárbara não só é a primeira ginasta brasileira a chegar à final olímpica como também estabeleceu uma série de marcos na modalidade. Ela foi a primeira a disputar uma final de Mundial, a ganhar uma medalha no circuito internacional e a conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Recentemente, ela ganhou bronze na etapa da Copa do Mundo da Romênia.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A trajetória de Babi inclui uma superação notável após uma lesão no quadril em 2021, que resultou em cirurgia e seis meses de reabilitação. Além de seu sucesso individual, a atleta foi destacada em uma reportagem especial da série “Geração Olímpica e Paralímpica - Paris 2024” da AEN, que enfatiza o impacto das bolsas no desempenho dos atletas.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), criado pelo Governo do Paraná em 2011, é o maior programa estadual de incentivo ao esporte, com patrocínio da Copel. Neste ano, Bárbara recebeu uma bolsa especial Olimpo, no valor de R$ 3 mil por mês, voltada para atletas dos Jogos de Paris 2024.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

No conjunto da ginástica rítmica, o grupo brasileiro, composto por Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges, terminou em 9º lugar devido a uma lesão de Victória, não conseguindo avançar para a final.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Outros paranaenses também brilharam em Paris: Júlia Soares, bolsista do GOP, conquistou bronze na ginástica artística por equipes, marcando o primeiro pódio olímpico coletivo do Brasil na modalidade. O skatista curitibano Augusto Akio também trouxe uma medalha de bronze na modalidade skate park, treinando no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNTSK8) em Curitiba.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Especiais Digital está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe boas notícias: Whatsapp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários