Quarta, 02 de Abril de 2025
20°C 25°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Chuva abaixo da média e calor no Norte: abril de 2025 reserva clima atípico no Paraná

Temperaturas acima do normal e pouca chuva no interior marcam o início do outono no estado

Por: João Livi Fonte: Simepar
31/03/2025 às 14h12
Chuva abaixo da média e calor no Norte: abril de 2025 reserva clima atípico no Paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Abril chegará e, com ele, a transição definitiva para o outono no Paraná. Mas a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que o mês de 2025 terá condições climáticas fora do padrão. Em algumas regiões, as chuvas ficarão abaixo da média histórica e as temperaturas serão mais elevadas, principalmente na metade Norte do estado.

Chuvas concentradas  

De acordo com Samuel Braun, meteorologista do Simepar, a maior parte das precipitações ocorrerá nos primeiros dez dias de abril. "Um sistema frontal que se desloca pelo Sul do país favorecerá a formação de linhas de instabilidade, trazendo chuvas, especialmente durante as tardes. Em alguns momentos, essas precipitações podem ser intensas", explica Braun.

Historicamente, as regiões Oeste, Sudoeste e Litoral do Paraná são as que mais registram volumes elevados de chuva em abril, enquanto o Vale do Ribeira e o Norte Pioneiro são as áreas mais secas. A média de chuvas em Cascavel é de 140 mm, em Guaraqueçaba chega a 190 mm, enquanto Londrina e Curitiba costumam registrar cerca de 87 mm e 84 mm, respectivamente.

Porém, em 2025, a previsão indica chuvas abaixo do esperado no interior do estado, o que pode impactar diretamente a agricultura. "No setor Norte, onde a média já é baixa (entre 80 mm e 100 mm), a redução não deve ser tão perceptível. Já no Oeste e Sudoeste, apesar do volume também ser menor que o habitual, a expectativa é que haja um aumento em relação a março, o que pode trazer algum alívio para os produtores rurais", avalia o meteorologista.

Calor persistente 

As temperaturas de abril, que geralmente são mais amenas devido à chegada do outono, também apresentarão alterações. Segundo o Simepar, a região Norte do Paraná deve registrar temperaturas acima da média histórica. Na metade Sul, os termômetros tendem a se manter dentro do padrão esperado para a época, proporcionando mais dias com clima ameno.

Em condições normais, as regiões Centro-Sul e a capital Curitiba apresentam as menores médias no mês de abril, com valores na casa dos 15°C e 17°C, respectivamente. No Oeste e Noroeste, os termômetros costumam marcar médias entre 23°C e 24°C, com mínimas de 17°C a 19°C e máximas podendo chegar aos 31°C.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ainda de acordo com Braun, as primeiras massas de ar frio que podem trazer uma queda mais significativa na temperatura devem ocorrer apenas no fim do mês. "A probabilidade de geada em abril ainda é muito baixa, mas a tendência é que, conforme avançamos para maio, essas condições se tornem mais frequentes", conclui.

Com um cenário de chuvas irregulares e temperaturas elevadas, abril promete ser um mês atípico para o Paraná, exigindo atenção especial dos agricultores e da população em geral para as oscilações do clima.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários