Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Turismo de excelência: empresas paranaenses são reconhecidas com Selo Qualidade no Turismo

Premiação destaca estabelecimentos que impulsionam a gestão e a qualidade dos serviços no setor

Por: João Livi Fonte: Governo do Paraná
31/03/2025 às 13h27 Atualizada em 31/03/2025 às 14h05
Turismo de excelência: empresas paranaenses são reconhecidas com Selo Qualidade no Turismo
Premiados, representantes das instituições e participantes durante o prêmio, que reforça a potência do turismo paranaense e celebraram os vencedores do prêmio. (Fotos: Inove)

O turismo paranaense segue em ritmo de crescimento e qualidade. Prova disso foi a entrega do Selo Qualidade no Turismo do Paraná a 38 pequenos empreendimentos do setor, reconhecendo aqueles que se destacaram na prestação de serviços e na gestão eficiente dos seus negócios. O evento ocorreu na Expo Turismo Paraná 2025, em Curitiba, na última sexta-feira (28), e certificou empresas nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

O destaque da premiação foi a vinícola Família Fardo, de Quatro Barras, que obteve a maior pontuação da avaliação e levou para casa o Prêmio Aldo Carvalho. No ciclo atual, 241 micro e pequenas empresas participaram do processo de certificação, refletindo um impacto significativo no setor: o faturamento médio dos participantes aumentou 23%, enquanto a carteira de clientes cresceu 55%.

O fortalecimento do turismo no Paraná

Para o vice-governador e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, o reconhecimento obtido pelos pequenos negócios do setor reflete uma gestão eficiente e o apoio das instituições parceiras.

"Os resultados que observamos são fantásticos e mostram como a qualificação dos serviços impacta diretamente no crescimento do turismo. A colaboração entre Sebrae/PR, Fecomércio PR e governo estadual tem sido essencial para garantir que os empresários possam oferecer um serviço de excelência", afirmou Piana.

Os números reforçam o potencial do setor. De acordo com o IBGE, entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, o turismo no Paraná cresceu 7,1%, alcançando a terceira melhor variação do país. Em janeiro deste ano, mais de 206 mil turistas internacionais visitaram o estado, recorde para o período desde o início dos registros.

Empresas premiadas  

O reconhecimento concedido pelo Selo Qualidade no Turismo destaca os esforços dos pequenos negócios em oferecer experiências diferenciadas. A vinícola Família Fardo, vencedora do Prêmio Aldo Carvalho e da categoria "Gastronomia", investiu em infraestrutura, certificações e processos sustentáveis para aprimorar a harmonização de vinhos e pratos especiais. "É uma honra receber esse prêmio, pois ele reflete o crescimento que tivemos ao longo dos anos", destacou Justina Fardo, administradora da vinícola.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na categoria "Meios de hospedagem", o Hotel Planalto Select, de Ponta Grossa, foi premiado pelo compromisso com a qualidade e o aprimoramento da gestão. Segundo o diretor executivo, Daniel Wagner, "o selo é uma chancela de qualidade e nos motiva a continuar investindo na satisfação do cliente".

A Vivenciar Turismo, de Curitiba, levou o Selo na categoria "Agência de viagens", destacando-se na promoção de experiências que conectam turistas à cultura e à natureza. "Desde 2021, buscamos valorizar o turismo de experiência, garantindo acessibilidade e diversidade para os visitantes", explicou Marcelo Teixeira, CEO da empresa.

Em "Atrativo turístico", a Muro Alto Eventos, de Quatro Barras, recebeu o Selo Ouro por oferecer soluções inovadoras para eventos corporativos. "A certificação nos ajuda a manter um alto padrão de qualidade e aprimorar constantemente nossos processos", afirmou Thammy Tonegawa, diretora da empresa.

Já na categoria "Eventos", a De Angeli, de Foz do Iguaçu, foi a vencedora, consolidando-se como uma referência na organização de grandes encontros. "O selo confirma nosso compromisso com a melhoria contínua, e essa é uma conquista compartilhada com toda a equipe", celebrou Paulo de Angeli, proprietário do negócio.

César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR;
Paulo De Angeli, da De Angeli; e
Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor do Sesc PR.

Sobre o Selo 

O programa, desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, conta com o apoio de entidades como a Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) e Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR).

A certificação é voltada para micro e pequenas empresas das áreas de agências de viagens, eventos, gastronomia, hospedagem, transportes e atrativos turísticos. Para obter o selo, as empresas passam por um rigoroso diagnóstico de excelência em gestão e por uma avaliação de "turista oculto". As que atingem pelo menos 80 pontos são certificadas, enquanto a empresa com a maior nota da edição recebe o Prêmio Aldo Carvalho.

Em sua sexta edição, o evento contou com a presença de autoridades como o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, e diretores do Sebrae/PR e Fecomércio PR, reforçando o compromisso do estado com um turismo de alta qualidade.

A lista completa das empresas certificadas pode ser conferida no site do Sebrae/PR: www.sebraepr.com.br/melhoresdoturismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários